O mundo dos negócios está mudando e ruma para o conceito de gestão 2.0, prometendo uma reinvenção dos métodos administrativos. Esse é o pensamento proposto pelo norte-americano Gary Hamel, considerado pelo Wall Street Journal o pensador mais influente do mundo dos negócios, de acordo com reportagem do portal HSM. Ele prevê que, em breve, estarão estabelecidas novas formas de as corporações criarem estratégias, tomarem decisões e medirem resultados.
No modelo chamado por Hamel de gestão 1.0 vigora, em sua análise apresentada pelo HSM, um sistema praticamente feudal e calcado em valores como confiança, previsibilidade, disciplina, alinhamento e controle. Já no futuro management 2.0 entram em jogo quesitos como abertura e transparência, meritocracia, flexibilidade e colaboração.
Segundo a reportagem, entre os fatores que motivam o estabelecimento desse novo modelo de gestão proposto por Gary Hamel está, por exemplo, a Internet; que desestrutura as relações hierárquicas tradicionais e abre espaço para novas modalidades de relacionamento. A velocidade das mudanças, a hiper-concorrência e o estabelecimento do conhecimento como commodity corporativa são outras influências que impulsionam novos princípios administrativos.
Gary Hamel, ainda de acordo com a matéria do portal HSM, fará parte do Fórum HSM de Gestão e Liderança, falando justamente sobre o conceito de Gestão 2.0. O evento está marcado para os dias 27 e 28 de março de 2012.
Com informações do Portal HSM