Na nossa última publicação do blog, te mostramos o histórico do compliance e porque você deve abordá-lo de forma estratégica; agora, te apresentaremos como uma boa governança estabelecida em conjunto na cultura empresarial pode transformar sua rotina de gestão; e, consequentemente, seus resultados. Boa leitura!
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleParceiros que andam de mãos dadas
O Compliance, que, de forma resumida, se trata do conjunto de práticas que garantem a adequação de uma organização à parâmetros legais e éticos, se torna tarefa simples com uma boa governança estabelecida na cultura empresarial. Dessa forma, ambos andam de mãos dadas em negócios bem-sucedidos … ou pelo menos deveriam. Sabe por quê? Ou o que é governança?
O que é Compliance? Um guia completo para 2025
Governança: transformando responsabilidade em processos
Governança remete à palavra governo, algo como o direcionamento de condutas e ações. Mas se engana quem pensa que a prática é exclusivamente do mundo político, ou de organizações públicas.
Entre os anos 80 e 90, o termo ganhou força no mundo corporativo e é responsável por orientar como uma instituição deve ser dirigida e como deve se relacionar com acionistas, stakeholders e públicos de interesse de uma forma geral. Toda organização pode e deve contar com práticas e parâmetros que estabeleçam uma cultura ética no ambiente corporativo.
Em entrevista à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Diretor de Assuntos Financeiros e Empresariais, afirma que governança é essencial porque permite que empresas sejam “bem gerenciadas, operem eticamente e prestem contas para seus acionistas e stakeholders”

Os principais pilares da governança são:
- Responsabilidade corporativa: Garante que a empresa atue dentro da lei e com ética
- Prestação de contas (accountability): por meio de relatórios, controles internos e auditorias, é capaz de comprovar os resultados da governança, pontos fortes e pontos de melhorias
- Transparência: com canais de denúncia, políticas claras e controles internos
Através da governança, que é um sistema que orienta a responsabilidade corporativa, é possível implementar o conjunto de regras, condutas e controles para assegurar a aplicação dessa governança. Portanto, trata-se do lado estratégico e do operacional, respectivamente, do mesmo segmento.
Quer um exemplo prático? Suponhamos que, como fruto de uma decisão de governança, uma empresa decide estabelecer um conselho administrativo interno. No entanto, não é implementado em conjunto um código de conduta nem canal de denúncias, ações de compliance. Ou o contrário, ferramentas de adequação legal e ética são aplicadas sem alinhamento e estratégia por trás. Ambas as práticas se tornam improdutivas e colaboram para o mito de que estes são processos complexos para grandes corporações.
Construa cultura, aplique estratégias: a receita para um negócio sustentável
O mundo dos negócios não tem fórmulas mágicas específicas que funcionem para toda realidade. Mas dessa vez, como uma exceção, vou te fornecer uma. Aplicação de governança, mais compliance e mais estratégia é igual a resultados potencializados. Ainda não tem estes processos definidos? Ainda te provo que é verdade. Vamos aplicar alguns sinônimos simbólicos desta vez:
Responsabilidade + proatividade + estratégia = transformação de resultados!

Viu só? Ter uma governança e compliance estruturados são formas de facilitar essa equação. E a forma mais fácil de fazer isso é em posse das ferramentas certas à postos. Estruturar, aplicar em forma de metas e tarefas e acompanhar tanto a governança como o compliance fica mais fácil com o Belt by Actio.
Responsabilidade Corporativa com Belt by Actio
Da perspectiva do compliance, nosso software é uma solução mais direta: ele gere riscos e, portanto, irá apontar quais são os problemas de compliance do seu ambiente corporativo. No entanto, a melhor gestão de riscos é aquela capaz de preveni-los. Por isso, o Belt também facilita a construção e controle dos organogramas e estruturas definidas para definir e orientar a responsabilidade corporativa da empresa.

Que tipo de desafio sua organização poderia superar hoje com uma estruturação eficiente de governança e compliance? Conte para a gente nos comentários e confira em nosso site tudo que o Belt pode te oferecer! Não deixe de conferir também nossas redes sociais – LinkedIn, Facebook e Instagram – para ter acesso a conteúdos informativos e alguns cases de sucesso dos nossos parceiros, soluções possíveis devido a nossas ferramentas.
A conversa não precisa parar por aqui. Vamos dialogar e construir um ambiente empreendedor cooperativo e formador? Faça parte da Comunidade Actio