O seguinte artigo sobre Avaliação 360, é uma análise de Guilherme Barbassa, CEO da Actio, sobre processos padrões de gestão empresarial e a importância de mudar essa estratégia.
Opinião por Guilherme Barbassa – CEO da Actio Software
Em minhas redes sociais, observo diversos posts de gestores que defendem um processo padrão da gestão empresarial ao levar em conta que o perfil dos funcionários das organizações e as situações são sempre semelhantes. Na minha opinião, essa estratégia é equivocada.
O debate geralmente é proposto pelo ponto de vista dos líderes para sua equipe. No entanto, com quase duas décadas de experiência com gestão empresarial, aprendi que para uma empresa obter sucesso, é preciso considerar o grau de maturidade de cada colaborador envolvido nas atividades de gestão e relacionamento.
Caso o trabalhador seja tratado de forma desalinhada com o seu grau de maturidade, você pode correr um grande risco de perder um bom funcionário e, ainda mais, comprometer o grau de crescimento do seu negócio.
Acredito que o feedback seja uma ferramenta de extrema importância no processo de transformação dos profissionais. E é com base nesses ideais que te recomendo utilizar a Avaliação 360 na sua empresa.
O modelo possui uma característica importante, que é considerar não apenas a opinião dos líderes, mas também levar em conta o viés dos profissionais subordinados, colegas de serviço e do próprio colaborador em questão. Além disso, muitas vezes as empresas incluem os fornecedores e clientes na avaliação.
Com uma análise mais precisa sobre sua atuação no serviço, o trabalhador tende a se sentir mais motivado e ainda melhora seus pontos fracos e investe no seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Uma das situações que vejo acontecer com certa recorrência na gestão de empresas, é a falha no setor de pessoas por não designar o funcionário ao departamento correto com o seu perfil. Às vezes, o descuido de não conseguir cumprir as tarefas solicitadas não está no profissional, mas sim na própria gestão. Por isso, acredito ser importante realizar a avaliação correta de cada profissional.
É interessante reforçar que a Avaliação 360 pode trazer resultados surpreendentes para a melhoria das habilidades e competências do time.
Se você ainda não utiliza esse modelo de avaliação em sua empresa, convido você a conhecer o Lift, um software pensado pela Actio em parceria com a Falconi. Com ele, é possível descomplicar o processo de Avaliação dentro de sua empresa e garantir a identificação dos principais motivos de falhas dentro do seu negócio. Pense nisso!