Há quem acredite que somente donos ou diretores de empresas devem se interessar por gestão e suas metodologias, mas a verdade é que todo profissional que deseja assumir desafios ou crescer hierarquicamente dentro de uma organização deve entender desse assunto. Inclusive, são muitas as oportunidades de atuação nesta área.
Conheça 9 possibilidades diferentes e avalie qual se encaixa mais com seu perfil profissional:
O que você vai encontrar neste blog:
Toggle1- Gestão de negócios
Bem genérica, entender de gestão de negócios é importante para quem pretende empreender ou assumir cargos mais altos dentro de uma organização, como se tornar um CEO, por exemplo. A ideia é que o profissional entenda sobre a "strategic management" de cada uma das áreas de uma organização e saiba estabelecer conexões entre elas.
Quem se especializa em gestão de negócios consegue enxergar a empresa como um todo, por isso é capaz de traçar seu planejamento estratégico e trabalhar na definição dos objetivos do negócio.
Além disso, por ter uma atuação mais generalista, pode assumir cargos de gestão em diferentes áreas, como projetos, pessoas, financeiro e produção.
2- Gestão de pessoas
Muitas empresas já entenderam a importância de valorizar e gerenciar de maneira adequada seu capital intelectual. Atrair e reter talentos, implantar uma cultura organizacional forte e investir em capacitação e treinamento são assuntos que ganharam relevância nos últimos anos.
O gestor de pessoas é o responsável por promover avaliações de desempenho, dar feedbacks, planejar carreiras, ou seja, lidar com os colaboradores da empresa em diversas situações diárias.
Aproveite e leia também: Como dar feedbacks construtivos e aumentar a motivação de seus funcionários?
O profissional que escolhe essa especialização trabalha buscando alinhar os interesses da organização e as aspirações pessoais de seus colaboradores, de forma que as ações planejadas sejam benéficas para ambas as partes.
3- Gestão financeira
Essa é boa opção para profissionais que se interessam em trabalhar com planejamento, organização e cálculos. O gestor financeiro é o responsável por lidar com sócios, acionistas e instituições financeiras, além de definir orçamentos e investimentos e controlar entradas e saídas de receita.
O especialista nessa área pode optar por não trabalhar exclusivamente em uma empresa e sim prestando consultoria e orientando várias acerca de suas dificuldades financeiras, por exemplo, na área de Finanças empresariais ou Controladoria e Auditoria.
4- Gestão de projetos
Podemos dizer que essa é uma carreira em ascensão, já que a quantidade de postos de trabalho na área tem crescido a cada dia, especialmente por causa das empresas de tecnologia, que costumam trabalhar desenvolvendo produtos específicos para seus clientes.
A demanda de gerentes de projetos é grande no setor bancário, que está sempre buscando automatizar seus processos e fornecer soluções que melhorem a segurança de seus usuários e evitem a necessidade da presença do cliente na agência.
Na construção civil também há muito espaço para o especialista em gestão de projetos, pois ele é requerido a cada novo empreendimento, que é um projeto que exige ser gerido por um profissional qualificado.
O gestor de projetos precisa ter uma visão sistêmica da empresa em que trabalha e bom relacionamento interpessoal, além de saber conduzir negociações, gerenciar conflitos e promover integração de sua equipe.
Leia também: Gestão de projetos – 12 metodologias disponíveis no mercado
5- Gestão de processos
O especialista nessa área é necessário em empresas e indústrias que estão ligadas a processos críticos, pois ele é o responsável por estruturá-los e reavaliá-los constantemente para garantir que sejam eficientes e ágeis.
Essa é uma boa opção, por exemplo, para profissionais que trabalham na gestão de qualidade das empresas, já que em seu dia a dia acabam realizando o gerenciamento de processos. Aliás, todo gestor que acaba trabalhando em sua área, independentemente de qual seja, em função de aumentar produtividade e eficiência, reduzir gargalos e agilizar os fluxos de informação, são bons candidatos a se especializar em gestão de processos, pela familiaridade com o assunto.
6- Gestão comercial
Esta é a especialização para quem tem algum tipo de afinidade com a área de vendas, atualmente considerada estratégica nas empresas. É uma carreira para quem gosta de negociar com clientes e vendedores constantemente, o que requer desenvoltura na escrita e na fala.
O gestor comercial é responsável por criar estratégias de vendas e políticas comerciais da empresa, além de estabelecer metas e acompanhar indicadores. Este profissional precisa ter visão estratégica, pois seu papel é identificar oportunidades e transformá-las em negócios.
O especialista nesse tipo de gestão deve ser um líder que saiba orientar, treinar e motivar sua equipe, sempre visando sucesso nos resultados e objetivos traçados.
7- Gestão logística
Muitas empresas têm grandes dificuldades na área de logística, já que no transporte rodoviário do nosso país os custos logísticos são muito altos. Por causa dos crescentes desafios, é altamente recomendado que os profissionais da área se especializem e aperfeiçoem seus conhecimentos.
O gestor de logística é aquele que precisa estar sempre buscando estratégias para melhorar a competitividade de sua empresa em meio a outras milhares, especialmente as de e-commerce. Nesta especialização, são abordados assuntos como custos logísticos e cadeia de distribuição.
Para quem quer entender mais sobre essa área, recomendamos nossa série de artigos sobre o S&OP.
8- Gestão de marketing
Com o marketing tradicional buscando cada vez mais se personalizar e o marketing digital se tornando um dos principais investimentos das empresas, essa também é uma área considerada em ascensão.
O gestor de marketing atual precisa ser um profissional multidisciplinar, que saiba lidar com as ferramentas disponíveis hoje em dia, como redes sociais, inbound marketing, plataformas de e-commerce e web analytics.
Se os desafios atuais são grandes nessa área, também são muitas as vantagens decorrentes das tecnologias, já que é possível realizar monitoramentos em tempo real e decidir modificar ações com muito mais agilidade, de acordo com as mudanças de comportamento dos consumidores.
9- Gestão pública
Indicada para quem deseja fazer concurso público ou se candidatar a cargos políticos, esta especialização prepara profissionais para assumir a administração de instituições governamentais, tanto municipais e estaduais quanto federais.
Além de disciplinas de administração de empresas, o curso de Gestão pública também ensina sobre normas, leis, regras, antropologia, sociologia e tudo que esteja voltado ao bem-estar da sociedade.
Ficou mais fácil agora entender as diferentes opções de especialização em gestão? Que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e ajudar aqueles amigos que também estão em busca de crescimento e aperfeiçoamento profissional?