Qual o instrumento ideal para uma empresa dimensionar os resultados da sua gestão? Essa é a pergunta feita pelo Portal Exame ao consultor e professor Dalton Viesti, no contexto de debates da seção “Dicas de Especialista”. Para o analista, a lucratividade, o resultado das vendas, a receptividade do produto pelos clientes; além do valor da marca e do valor agregado do produto estão entre as métricas mais utilizadas pelos empresários para medir a temperatura da política de gestão das organizações.
Viesti argumenta que esse conjunto de instrumentos fornece informações importantes, mas defende que, para medir resultados, o gestor precisa, acima de tudo, entender perfeitamente seu objetivo estratégico e analisar se as metas estão ou não sendo alcançadas. Para o especialista, o fundamental é trabalhar para que a empresa tenha resultados absolutamente colados aos objetivos traçados pelo planejamento estratégico.
“Espera-se que toda empresa tenha seus objetivos estratégicos traçados, bem definidos e bem disseminados por toda a organização, pois como há várias réguas para medir resultados, seus próprios funcionários podem estar interpretando o resultado de forma equivocada e imaginando que seus resultados de gestão não estão sendo atendidos”. alerta Dalton Viesti. Ou seja, a escolha dos indicadores adequados para medir a saúde da gestão da sua empresa depende da consciência e do cumprimento das metas estabelecidas, pois como também menciona o professor e consultor, empresa que tem boa gestão é a que está alcançando os objetivos estratégicos.
Com informações do Portal Exame