Gestores revelam o que estão planejando para o próximo ano
O fim do ano traz consigo o um clima propício para refletir sobre o período que passou e estimula um novo planejamento para o ano que está por vir.
Para quem trabalha com gestão estratégica, esse é um momento delicado, pois transformar as expectativas futuras em realidade exige um diagnóstico apurado do que já foi feito, o levantamento das reformas que precisam ser aplicadas, e a criação de planos realistas para o futuro. No entanto, esse exercício é que ajudará a construir o futuro do negócio.
“Um bom planejamento terá que prever a otimização da estrutura, da organização do negócio, e ir além dos números, pensando também no fortalecimento da imagem e da marca no mercado”, ensina o consultor do Sebrae-SP, Júlio Tadeu Alencar, em entrevista ao portal.
Depois de passar por esse processo, a já definido o caminho que quer percorrer no próximo ano. Segundo Guilherme Barbassa, diretor da empresa, 2014 vai ser um ano de consolidação da internacionalização que a empresa iniciou este ano, instituindo escritórios na Colômbia, México e Argentina. “Consolidar a presença na América Latina e começar a dar os primeiros passos nos EUA e Canadá é um de nossos objetivos no ano que vem”.
Já em relação aos produtos, Barbassa diz que já estão trabalhando em novidades a serem lançadas em 2014. “Pretendemos lançar uma linha de HCM – Human Capital Management que acaba tendo muita relação com os nosso produtos atuais. Em se tratando de gestão estratégica, cada vez mais as pessoas são dependentes de pessoas e serviços para que a estratégia seja executada. Além disso, as pessoas estão tendo cada vez mais importância nas organizações. E elas têm percebido isso”, diz. Segundo ele, os novos produtos já estão em desenvolvimento e abordarão funcionalidades tais como matriz de competências, gestão de capacitação e gestão de desempenho.
Pedro Oliveira, analista de planejamento estratégico da Petros Engenharia, também já passou pelo momento de revisão em sua empresa e agora planeja os próximos passos. “O principal ponto de melhoria em nosso modelo de gestão é relacionado à comunicação da estratégia. Hoje o pleno acesso às informações do planejamento estratégico está restrito à Diretoria Executiva. Nossa intenção para o próximo ano é proporcionar maior conhecimento sobre a evolução das diretrizes estratégicas aos demais níveis da fundação”, afirma.
Ele, que usa o software Gestão Estratégica para fazer esse planejamento e as reuniões de avaliação da performance da empresa, afirma que o sistema continuará conduzindo a gestão no ano que vem. “O software deve nos apoiar na comunicação e acesso às informações sobre o planejamento estratégico, bem como no acesso aos indicadores de gestão interna. Essas informações estarão disponíveis para a alta administração e corpo gerencial”, conclui.
O ditado “em casa de ferreiro o espeto é de pau” não funciona na Stratec. Barbassa complementa que são também usuários dos softwares que produzem. “ Toda nossa estratégia está consolidada em metas, objetivos e projetos nos software GE – Gestão Estratégica.