As empresas, independente do ramo de atuação, para garantir sua perpetuidade no mercado têm uma necessidade em comum: responder às demandas rapidamente e efetivamente. Mas, como conhecer essas demandas antecipadamente? E como se preparar para elas antes da concorrência? A velocidade da informação e sua confiabilidade dos dados são requisitos fundamentais nesse processo.
De fato, é preciso favorecer a execução da estratégia, relacionando os recursos aos objetivos globais da organização e garantindo sua posição competitiva. O que os gestores precisam então, são de ferramentas que sustentem a tomada de decisão, garantindo confiabilidade e rapidez na geração de informações estratégicas.
Segundo Guilherme Barbassa, diretor da Stratec, o que acontece frequentemente nas empresas é que cada setor visualiza somente suas tarefas, não se importando com os processos dos outros departamentos. Porém, em grande parte das vezes, os processos não são exclusivos e interferem também no serviço de outras áreas. “Nos tempos atuais, visualizar processos de maneira holística é essencial”, afirma.
Para solucionar essa questão, a melhor opção é automatizar a estratégia da empresa, ou seja, tirar a estratégia do papel e coloca-la em um sistema, na nuvem, onde todos possam acessá-la, entendê-la e sentir-se parte do processo. Para isso, existem softwares específicos no mercado, como o Strategic Management, que proporciona rapidez na tomada de decisão, acompanhamento mais próximo dos processos internos, tarefas, projetos interdisciplinares, gerando também uma melhor comunicação entre as áreas.
Aderente às principais metodologias de gestão estratégica, como BSC, PDCA, GPD e VBM, o software Gestão Estratégica, permite o planejamento de metas e planos de ação claros, além do acompanhamento de sua execução e a divulgação dos resultados para a empresa, estabelecendo uma cultura de gestão à vista.
Naturalmente, antes de implementar um sistema como esse, sua empresa precisará de uma mudança organizacional. O primeiro passo será mostrar a todos os colaboradores e gestores, que a tecnologia da informação será de suma importância para o sucesso dos negócios. Além disso, será preciso estruturar detalhadamente o plano estratégico, montar a árvore de indicadores, eleger os responsáveis por cada etapa da estratégia, além de escolher a metodologia de gestão mais adequada para a sua empresa.
Executar com precisão cada uma das etapas citadas é essencial para garantir a execução da gestão estratégica e a eficácia da ferramenta. “Criar padrões através de sistemas é a melhor maneira de se proteger da crise”, explica Barbassa.