A geração dos Millennials, seu comportamento e padrão de consumo, é pauta de discussão em todos os meios, seja na psicologia, marketing, gestão de equipe ou vendas, e cada vez mais é necessário atualizar nossos conhecimentos para acompanhar essa renovação.
Mas você sabe quem são os millennials? Temos um artigo completo para você!
Podemos dizer que essa nova geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos, e prosperidade econômica. Vivendo em ambientes altamente urbanizados, os millennials presenciaram uma das maiores revoluções na história da humanidade: a Internet.
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleComo os Millennials impactam as organizações e o como agir?
Existem vários aspectos da gestão que são afetados pelos novos valores de trabalho da geração Millennials. Confira alguns deles:
1. Repensar o horário de trabalho, o estabelecimento de prazos e a tomada de decisões
A geração Millennials espera que as organizações, para as quais eles prestam serviço, transformem-se digitalmente, de modo que as reuniões e as tomadas de decisões possa ocorrer de maneira remota, através de videoconferências, mensagens ou outro modo que esteja dentro do “digital“.
Reuniões presenciais com apresentação de PowerPoints, por exemplo, são vistos como uma perda de tempo, e podem ser aplicadas de formas mais atuais e que não exijam tanta formalidade.
2. Trabalho de equipe e colaboração
Essa é uma área em que a geração Millennials se destaca, pois eles valorizam o trabalho em equipe e colaboram uns com os outros. Estão dispostos a solicitar opiniões e conselhos, sem se preocupar com que os outros saibam que estão com um problema ou que existe algo que eles não compreendem.
A geração Millennials, no entanto, procura outros membros da equipe e até mesmo colegas fora do local de trabalho para obter informações, respostas e a ajuda que precisam. O objetivo é conseguir que as tarefas sejam bem concluídas, mas o mais rápido possível, para que tenham tempo para as outras prioridades das suas vidas.
As organizações podem atender estas necessidades utilizando softwares e apps de gestão mais recentes, para que a comunicação seja instantânea.
Conheça os benefícios de se investir em tecnologia nas empresas!
3. Comunicação
A geração Millennials é ótima em comunicação, mas não no sentido tradicional. Eles não se envolvem tanto em conversas por e-mail. Eles são adeptos à aplicativos para enviar mensagens a qualquer instante, e não estão preocupados com a ortografia perfeita, a estrutura das frases etc.
As organizações tradicionais e estruturadas que não fizeram as transformações digitais adequadas podem achar isto estranho, afinal, estão habituadas a relatórios de progresso formalizados, folhas de cálculo do Excel e coisas do gênero. Os Millennials estão muito além disso. Se uma organização pretende manter o talento desta geração, portanto, deve adotar esses novos espaços de comunicação e formas de se comunicar.
4. Equilíbrio entre o trabalho e vida social
A geração Millennials está comprometida com os seus projetos de trabalho. E a maior parte da geração está disposta a trabalhar durante as horas de trabalho não tradicionais, desde que tenham tempo para outras prioridades. O seu objetivo é cumprir com os requisitos dos projetos, mas de acordo com a sua própria programação, e ser avaliado com base na conclusão dos mesmos e não de acordo com o tempo gasto.
Há algumas características que marcam a personalidade dessa geração e representam o diferencial deste tipo de profissional:
Diversidade: millennials são mais abertos à diversidade que qualquer outra geração, e sabem da importância de lidar com diferentes tipos de opiniões numa empresa.
Inovação: eles são a geração que mais abraça a tecnologia, e tenta solucionar problemas através da inovação.
Empreendedorismo: eles não hesitam em procurar oportunidades de progresso, e também não têm medo de assumir riscos calculados. Por isso, muitos desejam ter suas próprias empresas e construir seus próprios negócios.
Adaptável: acostumados com as mudanças rápidas geradas pela tecnologia, os millennials são profissionais flexíveis e adaptáveis às mudanças.
Colaborativo: a colaboração é o paradigma econômico emergente, e essa geração reconhece a importância de compartilhar recursos, tempo e ideias;
O que os millennials ensinam é que as organizações, sejam elas grandes ou pequenas, precisam ter Propósito em seus negócios, caso queiram prosperar.
Conclusão
As organizações que não fizerem transformações digitais, e não adotarem uma nova mudança mental de como o trabalho de projeto deve ocorrer, vão acabar ficando muito atrás dos seus concorrentes no que se trata de crescimento e inovação.
A geração Millennials está assumindo a força de trabalho, e suas exigências por um ambiente com um ritmo de trabalho totalmente diferente não podem ser ignoradas. Portanto, não haverá espaço para as empresas que não se adaptarem às tendências de compras e padrões de comportamento desse público.