Executar bem a gestão de uma empresa não é uma tarefa simples. Afinal de contas, é preciso se dedicar ao planejamento, à criação de estratégias, fazer análises de risco e mais uma diversidade de elementos fundamentais para o correto andamento da empresa. E fazer isso manualmente, além de maçante, é muito suscetível a falhas e por isso, as empresas estão entendendo que implantar um software de gestão estratégica é fundamental.
Contar com um software para controle do desempenho corporativo torna todos os processos mais fáceis, ágeis e eficientes. Mas, apesar da importância de ferramentas deste tipo, nem sempre os gestores ficam totalmente convencidos da necessidade de contratação de uma plataforma capaz de melhorar – e muito – o rendimento da empresa.
No artigo de hoje, vamos dar dicas para que você e sua equipe consigam, de uma vez por todas, convencer os gestores da sua empresa de que está mais do que na hora de contratar um sistema de gestão estratégica.
O que você vai encontrar neste blog:
Toggle#01 Lidere a mudança
Uma coisa é falar de benefícios e perceber que todos estão de acordo com isso, mas efetivar a implantação de uma solução vai além. A mudança tem que começar por você mesmo: tome a iniciativa como se fosse um objetivo da sua empresa. A partir daí, comece o processo de pesquisa, análise e obtenção de informações que servirão, posteriormente, para apresentar caso a caso e insistir na escolha.
#02 Faça seu dever de casa
Antes de sugerir qualquer alternativa, é preciso estar seguro de que esta é a melhor escolha. E para certificar-se de que uma solução é a mais correta, é preciso experimentá-la e esgotar seus recursos. Faça pesquisas na internet, registre-se para períodos de prova, leia reviews e opiniões sobre o sistema. Dessa forma, você vai contar com informações válidas e terá conhecimento empírico sobre o que está tentando implementar na empresa.
#03 Encontre aliados
Nem todo mundo está interessado em mudanças, pelo contrário: é muito comum encontrar quem não queira mudar absolutamente nada em suas rotinas por uma questão de conformismo ou preguiça. Neste caso, é fundamental identificar os atores que podem contribuir para convencer a mesa diretora de que vale a pena evoluir. Tente com quem mais pode se beneficiar com as alterações: chefes de equipe e gestores setoriais são um bom começo.
#04 Transforme-se em uma referência
Se você efetivamente quer ser escutado, tem que mostrar que vale a pena ouvir o que tem a dizer. Como o mais comum é funcionar de acordo com uma hierarquia bem definida, onde as decisões vêm de cima, inverter essa ordem de funcionamento pode não ser uma tarefa muito fácil.
Exatamente por isso, é fundamental que você prove o valor das suas opiniões através de um trabalho eficiente, proativo e que dê resultados. Com isso, fica mais fácil associar as suas opiniões com ideias efetivas de melhorias e evolução de processos.
Até mesmo seu discurso deve estar adaptado para os públicos específicos com os quais você precise interagir para sugerir a implementação de soluções. Para isso, é preciso ampliar os seus conhecimentos e identificar quais são os benefícios que a implantação de uma ferramenta de gestão podem conferir às áreas que não têm nada a ver com a sua. Ajuste o vocabulário e invista massivamente em discursos específicos por setor.
#05 Demonstre
Uma vez que esteja certo de qual é a melhor alternativa e já conte com uma rede de apoio relativamente grande, é hora de propor uma instância de apresentação da solução. Agende uma reunião e demonstre, na prática, como a ferramenta funciona, como pode beneficiar a empresa e quais são as etapas de implementação da mesma. Você pode inclusive, chamar o fornecedor para uma apresentação presencial. Assim, ele já pode sanar todas as possíveis dúvidas que irão surgir durante a apresentação e mais, pode também apresentar alguns casos de sucesso de empresas que já testaram o produto.
A Stratec possui uma série de soluções em automatização da gestão. Nossos softwares corporativos envolvem desde sistemas completos de Gestão Estratégica até soluções para controle do Desempenho Individual, Matriz Orçamentária e Benchmarking. Precisa de uma apresentação de nossos consultores? Agende aqui.