Verificação em duas etapas (2FA)

Milhares de pessoas utilizam a internet no mundo todo. No Brasil, pesquisas recentes apontam que 65,6 milhões de domicílios possuem acesso à rede, ou seja, 90% dos brasileiros estão conectados.

Jornadas home-office, compras on-line, chamadas de vídeo, bancos digitais, aplicativos e outros elementos do mundo digital, fazem com que seja inevitável a circulação de dados pessoais pela internet. A pergunta é: você está compartilhando seus dados de forma segura?

Se você também utiliza a internet para praticamente tudo em sua vida, é muito importante que entenda sobre a autenticação em dois fatores.

2FA

1. O que é a verificação em duas etapas ou autenticação em dois fatores?

Autenticar quer dizer reconhecer como verdadeiro. No on-line, a ação de autenticar é uma maneira de confirmar que um usuário tem autorização para acessar determinando ambiente.

Então o que seria a autenticação em dois fatores ou verificação em duas etapas?

É um importante procedimento de segurança, com efetividade comprovada, que busca a confirmação que determinado usuário está acessando algum ambiente. Esse procedimento, como o nome já diz, é realizado em duas etapas.

Ela comprova que a tentativa de acesso de um usuário a algum ambiente on-line é autentica e está autorizada. Faz isso, primeiramente utilizando um tipo de mecanismo, e por uma segunda vez, utilizando outro mecanismo de validação/autenticação diferente ao utilizado na primeira etapa de validação.

2. Benefícios da autenticação em dois fatores

Ter uma camada adicional de segurança, como a que a verificação em dua etapas proporciona, faz com que o invasor precise superar 2 obstáculos diferentes para conseguir o acesso desejado. Veja como esse procedimento pode fazer a diferença no seu dia:

Acréscimo de segurança – Sem dúvidas, o ponto de maior valor com relação à utilização da verificação em duas etapas é o aumento na segurança. Qualquer tentativa de acesso por invasores fica frustrada quando o mecanismo entra em ação. Indevidos mal-intencionados são barrados pela efetividade do processo de verificação. 

Alerta de atividade suspeita – Na maioria das vezes, os sistemas de 2FA incluem um alerta enviado aos usuários quando alguma atividade suspeita é iniciada. Isso possibilita tomar ações imediatas evitando qualquer tipo de roubo de dados ou acessos indevidos.

Segurança em dispositivos variados – Muitas pessoas acessam suas contas por meio de dispositivos diferentes, ao utilizar a autenticação em dois fatores a segurança está garantida em todos eles.

Redução do vazamento de dados – Com a autenticação em dois fatores é possível reduzir a possibilidade de roubo de dados. As informações armazenadas estão mais seguras, já que o mecanismo reduz a chance de acesso por parte dos indivíduos mal-intencionados.

3.Como funcionam os mecanismos de verificação em duas etapas (2FA)

Entenda como funcionam alguns dos mecanismos utilizados no processo de verificação em duas etapas.

Senha e Código Temporário

Após validar o seu login e senha, o usuário recebe um código único e temporário no seu dispositivo, o qual deve ser inserido para completar o processo de validação.

Senha e Aplicativo de Autenticação

Neste caso a validação é feita via código gerado por um aplicativo. Google ou Microsoft Authenticator são exemplos do mesmo.

Senha e Biometria

Pode ser a leitura de uma digital, facial ou até reconhecimento de voz. A segunda etapa da verificação neste mecanismo tende a aumentar a segurança, já que se trata de algo muito particular como a leitura de uma digital, por exemplo.

 

4. Aqui na Actio a utilização da verificação em duas etapas (2FA) é indispensável!

Lembre-se, a autenticação de dois fatores (2FA) é uma camada extra de segurança e muito importante para que seus dados estejam seguros.

Especialistas em cibersegurança recomendam a sua utilização e a sua efetividade é comprovada!