Vem chegando o fim do ano e com ele, o momento de parar para analisar os resultados alcançados. Agora é hora de planejar estrategicamente o ano seguinte, fazer ajustes no plano global, revisar cenários futuros e redefinir planos de médio e longo prazo. O que se ouve dizer no mercado é que 2015 será um ano de recessão, devido à instabilidade da economia brasileira e às incertezas em relação ao mercado europeu e americano. Segundo o nosso governo, o país deve crescer 3% em relação ao PIB (Produto Interno Bruto), mas os economistas, ao contrário, não apostam em crescimento maior que 1,2% em 2015. Até mesmo a China vem estabilizando suas taxas de crescimento econômico nos últimos anos.
Nesse contexto, as organizações começam a revisar seus planejamentos estratégicos assumindo os cenários pessimistas e adotando comportamentos bem conservadores para o ano que vem. No entanto, são nos cenários de crise que surgem novos mercados. Por isso, separamos aqui 3 dicas para que sua revisão do planejamento anual não fique engessada pelo medo do ano novo:
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleAbra espaço para a inovação
Se o cenário não está tão favorável, estimule seus colaboradores a pensar em meios diferentes de executar seus processos internos e até mesmo na maneira como sua empresa se posiciona no mercado. Realize brainstorms, crie premiações para ideias inovadoras, estimule as pessoas a pensar “fora da caixa”. Como todo mundo estará pisando no freio, se destacarão aqueles que encontrarem meios de driblar a recessão e se manter firme no mercado.
Capriche nos indicadores, metas e planos de ação
Quando o planejamento é bem feito e a empresa se compromete a executar de maneira eficaz o plano traçado, torna-se mais fácil detectar quais são as estratégias mais eficazes, as que não deram certo e as que sofreram alterações devido à imprevistos. Assim, os gestores conseguem coordenar iniciativas internas e responder com rapidez a oportunidades de mercado e problemas no dia a dia. Por isso, dê uma atenção especial à definição de metas desafiadoras, porém realistas, com indicadores coerentes e planos de ação possíveis de serem cumpridos.
Automatize sua gestão, melhore a tomada de decisão e reforce o monitoramento da sua estratégia
Tudo o que o gestor precisa para a tomada de decisão é de informação. E para facilitar as análises, as informações devem ser tratadas de maneira automatizada, para evitar perdas de dados, erro nos cálculos ou atraso na entrega de relatórios. Para tornar esse processo mais rápido e eficaz, vale a pena investir em ferramentas que integram as informações estratégicas e as apresentam de maneira analítica e consistente. O software Gestão Estratégica por exemplo, recebe os dados que são incluídos no sistema por cada gestor periodicamente, gerencia os prazos e o alcance das metas automaticamente, cria gráficos e mapas de modo a facilitar o acompanhamento das informações, e ainda, dispara alertas, caso alguma ação esteja muito aquém do previsto. Sendo assim, não há nada que escape aos olhos do gestor, que tem a oportunidade de tomar decisões, mudar o curso das ações e atingir os objetivos propostos com agilidade e eficiência.
A revisão anual do planejamento é indispensável para o sucesso de qualquer empresa, confrontando a realidade com o que foi planejado e assim, adquirindo conhecimento para reforçar o que deu certo e evitar erros do passado. Ainda que o Brasil venha a passar por um ano difícil em 2015, um bom planejamento estratégico aliado à criatividade e cautela poderão garantir a sustentabilidade do seu negócio em um momento de crise.