Conheça o modelo de gestão da Oxxo, empresa com mais de 12 mil lojas no México.
Gerenciar uma organização é uma tarefa complexa, que exige planejamento, estratégia e capacidade de execução das metas, processos e projetos. Uma organização de grande porte, com diversas unidades situadas em ambientes geograficamente dispersos faz com que a complexidade da gestão se amplie, exigindo dos gestores ainda mais organização e monitoramento para que a empresa se mantenha no rumo certo.
Assim é a rotina da Oxxo, a cadeia de lojas de conveniência mexicana, de propriedade da FEMSA, que possui mais de 12 mil filiais espalhadas pelo país, além de 23 unidades em Bogotá, na Colômbia.
Segundo Pedro Dávila Rodríguez, Gerente de Proteção Patrimonial Cedis, o maior desafio que a empresa enfrenta para realizar a gestão com tantas unidades é manter o controle sem a burocracia desnecessária que atrasam os processos. “Esse é um desafio que enfrentamos na implementação de estratégias em ambientes altamente dispersos”, diz.
Outra preocupação é em relação a proteção patrimonial. Nessa área, a Oxxo tem o cuidado de realizar a cada três anos, a definição e estabelecimento de ações e estratégias para mitigar ameaças no ambiente que podem afetar a integridade física do pessoal, bens da empresa, a imagem da companhia e a continuidade operações.
De acordo com Rodríguez, a empresa realiza relatos dos eventos que permitem gerar projeções diárias, semanais e quinzenais. Finalmente, há um relatório mensal de conformidade com base em metas estabelecidas no início de cada ano, cobrindo as principais áreas da organização. Além disso, cada área operacional define seus planos de trabalho anuais, definindo as atividades, tarefas, projetos, recursos, tempo e responsável para o consolidar as ações para cumprir a missão da organização. Percebe-se que a cada dia o amadurecimento estratégico da empresa se consolida mais. “Existe uma área especializada que utiliza diversas técnicas, métodos e ferramentas para planejamento e execução das estratégias da empresa”, conta Rodríguez.
Visando manter um controle mais consistente de tantas operações e processos, a Oxxo foi em busca de um sistema que pudesse automatizar sua estratégia e encontrou na Stratec, o software Gestão Estratégica. “Essa é uma ferramenta que vai ajudar a concentrar esforços em 80/20, para dar seguimento pontual aos indicadores com maior área de oportunidades e a estabelecer relações claras entre os indicadores base e indicadores superiores. A Stratec ajuda a colocar a estratégia em ação”, comenta Rodríguez.
A implantação do software Gestão Estratégica na empresa não sofreu resistência dos colaboradores, pelo contrário, houve muito interesse nas áreas de Processos Operacionais, Projetos de Cadeia de Suprimentos, Recursos Humanos e Tecnologia da Informação. “É importante consolidar os resultados na área da proteção patrimonial de maneira eficiente para que seja a ponta da lança na propagação na empresade toda metodologia, ferramentas e consultorias futuras”, conclui o gerente.