Cortar custos da empresa está entre os principais objetivos de todo empreendedor. Especialmente em tempos de crise econômica, faz-se necessário cortar custos para conseguir se manter de pé no mercado.
Entretanto, antes de sair realizando cortes sem um planejamento, é preciso compreender os custos do negócio e diferenciar o que é desperdício e o que é investimento.
Quando o assunto é inovação, muitos gestores ainda acreditam que são gastos desnecessários e que devem ser evitados. Se você precisa entender melhor que medidas são mais adequadas na redução de custos de sua empresa, continue lendo esse artigo.
What you will find on this blog:
ToggleDiferenciação entre custos e despesas
O primeiro passo é saber diferenciar corretamente os custos e despesas, que são conceitos distintos. Despesas são os gastos necessários para o funcionamento da empresa, ou seja, valores gastos com bens e serviços para a manutenção de sua atividade, como divulgação e marketing.
Por outro lado, os custos são os valores gastos com bens e serviços para que outros bens e serviços sejam produzidos, como aquisição de matéria-prima e encargos da equipe de produção.
Vale lembrar que os custos são divididos entre custos fixos e variáveis, que são, respectivamente, aqueles que não dependem da quantidade de bens produzidos pela organização e aqueles que variam de acordo com a produção.
Investindo em inovação
Geralmente o investimento em inovações visa baixar os custos de produção ou promover mais visibilidade aos produtos e/ou serviços ofertados pela empresa. Uma forma de conseguir isso é colocando o foco da inovação no cliente.
Uma primeira medida é avaliar que características de seu produto são apreciadas ou não pelos clientes, pois, pode ser possível eliminar aquilo que não tem servido para atrair o consumidor e que não impacta tanto no produto.
Para inovar com foco no cliente é preciso atentar para suas principais necessidades, que são: qualidade, preço e disponibilidade. Os clientes buscam encontrar no seu produto valor, satisfação e bom custo-benefício. Além disso, querem que o produto seja entregue dentro das especificações prometidas.
Cortando custos sem deixar de inovar
Um dos segredos para cortar custos sem deixar de inovar é pensar em redução de desperdícios. É imprescindível lembrar que alguns custos são bons e necessários, como aqueles que agregam valor ao produto ou serviço oferecido e futuramente acaba resultando em aumento do lucro.
Vale dizer que, principalmente em tempos de crise e dificuldade econômica, pode ser preciso aumentar certos investimentos em vez de reduzir, como é o caso das áreas de marketing e vendas.
O foco da redução deve estar nos custos ruins, que são os desperdícios, que precisam ser eliminados. Não é tão simples detectar estes desperdícios, pois eles costumam estar agregados à cultura da empresa e ao comportamento da equipe.
É aí que entra a inovação, que é uma excelente forma de reduzir os custos operacionais, já que a otimização de processos dentro da empresa resulta em uma operação mais enxuta e colaboradores menos sobrecarregados. Veja alguns exemplos de como isso pode ser feito na prática:
Automatização de processos
Hoje em dia existe tecnologia disponível para automatizar todos os processos administrativos e operacionais dentro de uma organização, por menor que sejam. A consequência é economia não apenas de recursos financeiros, mas principalmente de tempo.
Sistemas integrados
Com o uso de um software especializado, é possível centralizar o controle operacional de seu negócio, o que significa uma redução na quantidade de processos e nos retrabalhos.
Ter sistemas integrados é a melhor maneira de unificar a coleta e análise de todos os dados da performance da equipe e da empresa de um modo geral. Usar sistemas que controlem indicadores da empresa pode ser uma forma de inovar, cortar desperdícios, monitorar os gargalos e corrigir os desvios.
Aplicativos
Utilizar um aplicativo para complementar os sistemas integrados de gestão pode favorecer a comunicação entre os funcionários e os gestores, de modo que haja ainda mais economia de tempo.
Eles podem ser usados, por exemplo, para a organização de tarefas e para enviar lembretes e alertas sobre elas aos seus responsáveis.
Como foi possível ver, a inovação pode ser uma forte aliada quando o assunto é cortar custos e melhorar o ultimate performance tanto da equipe de produção quanto dos produtos ofertados.
Se você tem inovado em sua empresa e conseguido reduzir os custos de maneira efetiva, compartilhe sua experiência conosco no espaço para comentários.