OKR e KPI são duas daquelas siglas que todo mundo fala, mas que ninguém explica, não é mesmo? mas você sabe quais são as diferenças entre OKR e KPI?
É comum vermos gestores falando sobre os KPIs da empresa, ou os profissionais de RH comentando sobre como foi o desempenho dos OKRs no último período. Mas, e você? Você sabe o que essas letras significam, e de que forma elas podem trazer mais efetividade e elevar os resultados dos negócios de uma empresa?
Então, é isso que vamos explicar a você neste post! Além de explanar seus significados, vamos falar quais são suas aplicações práticas, e se é possível que ambas as ferramentas caminhem juntas. Quer saber qual a diferença entre OKR e KPI? Continue lendo!
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleO que é OKR?
OKR é uma sigla que vem da expressão Objectives and Key Results, ou Objetivos e Resultados-Chave, traduzindo para o português. Ela nada mais é do que uma forma de alinhar internamente os objetivos da empresa. Isso é traduzido em metas para os executivos, os departamentos, as equipes, os gestores e outros indivíduos que contribuem com a corporação.
Essa metodologia tem tido um ótimo histórico de resultados, principalmente nos setores de tecnologia. As gigantes do Vale do Silício, como Google e Intel, foram as precursoras dos OKRs, utilizando-os em seu dia a dia de trabalho. As consequências positivas têm sido vistas na forma como essas empresas cresceram e se tornaram referência em seus segmentos.
O que faz o OKR ser algo tão efetivo é a sua abordagem simples e focada na eficiência. Algumas das suas características são a de estabelecer prazos curtos para cada objetivo e resultado-chave, limitar os objetivos em uma lista sucinta para cada período e a de ter um valor mínimo a ser alcançado.
A partir dessas particularidades, a metodologia OKR consegue fazer com que empresas e pessoas tenham um direcionamento, não apenas em termos do que se deve fazer, mas também de qual resultado esperar.
O que é KPI?
Os KPIs – Key Performance Indicators, ou Indicadores Chave de Performance ou Desempenho, em português – são uma forma de mensurar todo o trabalho que vêm sendo feito, visando criar números que geram insights sobre a performance da instituição. E, assim como as OKRs, os KPIs são pontuais e sucintos, e dessa forma conseguem entregar informações relevantes.
Logo, KPIs são uma ferramenta de gestão que permite aos gestores saber como os processos internos estão sendo desempenhados. Para uma empresa estabelecer quais são os seus KPIs, ela deve realizar uma análise do que está entregando e de como isso pode ser medido.
Uma das formas de fazer isso é por meio do BSC (Balanced Scorecard), metodologia que auxilia na escolha das métricas corretas para o seu negócio. Vejamos abaixo alguns exemplos mais comuns de KPI:
Vendas
- Customer Lifetime Value
- Taxa de Conversão
- Ticket Médio
Suporte
- Tempo Médio de Resposta
- Taxa de reclamações
Marketing
- Tráfego no site ou blog
- Leads finalizados
- Engajamento nas redes sociais
Outra forma possível é por meio da metodologia SMART. Ela apresenta 5 pontos para que a especificação seja a melhor possível:
- Seu objetivo é específico?
- É possível mensurar seu progresso até o objetivo?
- Seu objetivo é atingível?
- O quão relevante é o objetivo para a organização?
- Qual o tempo limite para alcançar o objetivo?
Deste modo, é possível definir cada KPI e fazer com que eles estejam alinhados, não apenas com os objetivos esperados, mas com resultados que sejam alcançáveis.
Começou a entender quais são as diferenças entre OKR e KPI? Nós vamos nos aprofundar neste assunto agora.
Quais as diferenças entre OKR e KPI?
Existem muitas diferentas entre OKR e KPI.
Quando OKRs são utilizados, espera-se alinhar objetivos que levem aos resultados-chave definidos anteriormente. Os KPIs, por outro lado, especificam os números e a forma como os processos foram desempenhados. Mas, não parece ser mais ou menos a mesma coisa? Então vamos analisar.
Ambas as siglas possuem um aspecto em comum: chave. Em Administração, o termo “chave” está condicionado a algo importante, único e significativo. No âmbito dessas duas metodologias, estamos nos referindo aos resultados-chave e indicadores-chave. Apesar de não serem exatamente a mesma coisa, ambos caminham juntos.
O que vale deixar claro aqui, por enquanto, é que os OKRs focam nas metas que devem ser alcançadas, tais quais são definidas previamente, e buscam ser o norte para cada setor e indivíduo. Já os KPIs são a forma de medir a performance de indicadores. Esses indicadores não são a mesma coisa que os objetivos e resultados-chave dos OKRs.
Entender essas diferenças te ajudará, entre outras coisas, a saber como reter os talentos da sua empresa, já que o desempenho é um dos principais fatores levados em conta. Mas, se eles não são a mesma coisa, será que é possível trabalhar com as duas metodologias ao mesmo tempo? Vamos entender!
É possível trabalhar com as duas ao mesmo tempo, mesmo com as diferenças entre OKR e KPI?
A resposta pra isso é: sim, é possível! Estrategicamente falando, é possível alinhar ambas as ferramentas para que trabalhem juntas, fazendo com que os KPIs atuem dentro de uma estratégia OKR, por exemplo, mesmo com as diferenças entre OKR e KPI.
Já que os OKRs definem os critérios macro para que o negócio funcione e atinja suas metas, os KPIs podem ser a forma de medir o que deve ser melhorado, buscando manter um nível de eficácia dentro de cada área. Ou seja, é possível definir metas para cada objetivo e resultado-chave, e medir essas metas com os KPIs.
Outra forma em que eles podem trabalhar juntos é medindo o sucesso dos processos com KPIs e criando, posteriormente, OKRs que melhorem esses KPIs. Vejamos um exemplo de como isso pode ser feito:
Imagine que sua empresa atua com suporte em TI. Todos os dias dezenas de chamados são abertos e fechados, tendo diferentes prioridades e prazos de fechamento. Sua empresa pode ter KPIs que meçam o tempo de início de atendimento de um chamado, o tempo que ele demora para ser resolvido e a satisfação dos clientes afetados.
Com esses KPIs estabelecidos, será possível encontrar as áreas em que o setor de suporte precisa melhorar e assim desenhar novos objetivos e resultados-chave para o futuro da empresa. Logo, KPI e OKR podem andar de mãos dadas, um apoiando o outro!
Qual deles é o melhor, analisando as diferenças entre OKR e KPI?
Qual você deve usar: OKRs ou KPIs? Ora, isso depende do que você quer medir.
Por exemplo, se você deseja aperfeiçoar um plano ou projeto que já foi feito antes, os KPIs podem ser a melhor opção. Eles são objetivos e permitem que você adicione um sistema de medição aos projetos e processos em andamento.
No entanto, se você tem uma visão maior ou está em busca de mudar a direção geral da sua empresa, os OKRs podem ser a melhor alternativa! Eles têm uma profundidade maior, e lhe permitirá expandir ainda mais seus objetivos, permitindo que você seja um pouco mais criativo na hora de planejar o que fazer para alcançar suas metas.
Em outras palavras, OKR e KPI funcionam perfeitamente juntos. Os KPIs ajudam a monitorar o desempenho e a identificar problemas e áreas para melhoria. Já os OKRs ajudam a resolver problemas, aprimoram processos e impulsionam a inovação. Você, com certeza, precisará dos dois e um irá complementar o outro.
Gostou de saber a diferença entre KPI e OKR? Então que tal implementar essas duas ferramentas na sua empresa?
Independentemente de você utilizar KPI ou OKR, é de extrema importância monitorar seu desempenho. Por isso, use um software de performance empresarial, como o Tune. Com esse software, todos poderão ver o plano de ação dos indicadores que não têm a sua meta alcançada, isto é, quem está fazendo o que para o alcance das metas, gerando uma pressão positiva para o seu cumprimento. Dessa forma você pode monitorar esses números com transparência e em tempo real.
Gostou do que leu aqui? Como você viu, apesar de existirem diferenças entre OKR e KPI, eles são duas metodologias que andam lado a lado! Seja na definição de metas e objetivos ou na medição da performance de processos para melhorar os resultados da sua empresa.