A chegada de setembro é bom momento para a sua empresa começar a planejar o orçamento do próximo ano. A dica aparece em reportagem publicada no portal Exame. Com. Para sugerir a melhor forma de executar esse planejamento orçamentário, a matéria entrevistou o consultor empresarial Márcio Iavelberg, especialista em finanças.
O primeiro conselho é dividir o planejamento orçamentário em três áreas básicas: RH, Industrial e TI. A partir do detalhamento de cada setor, os valores são agrupados no plano financeiro, que é a essência do planejamento orçamentário. Nessa versão final, conforme a orientação do consultor citada pela reportagem, também devem aparecer as metas mensais, para facilitar a visualização e o controle das ações.
As perguntas
Márcio Iavelberg propõe as seguintes questões para começar o planejamento nas três áreas que considera fundamentais (conforme publicado no Exame.Com):
Plano de RH: O que precisa ser feito para capacitar os colaboradores da empresa? Com quantos e quais recursos teremos que contar? Em algum momento teremos que contratar mais gente ou faremos horas extras? Ou ainda, aumentaremos um turno? Quanto custará cada uma dessas alternativas? Como reter os melhores talentos? Quanto custará?
Plano Industrial/Estoque: tenho capacidade de produção? Se precisar, consigo aumentá-la? Qual o tamanho ideal do meu estoque? Consigo aumentar o prazo de pagamento aos meus fornecedores? Que impacto isso terá no meu caixa? E na necessidade de capital de giro?
Plano de TI: Como está o parque de tecnologia da empresa? Serão necessárias novas aquisições de computadores , acessórios e servidor? Qual a meta de gastos com impressões? Quais softwares devo adquirir?