A digitalização trouxe profundas transformações para a sociedade. Estamos conectados o tempo todo, e é impossível imaginarmos-nos longe de nossos smartphones. Aos poucos, essa revolução da tecnologia também chegou às fábricas, ficando conhecida como a Indústria 4.0.
A indústria 4.0, ou também conhecida como quarta revolução industrial, marca um novo momento baseado em uma indústria moderna que utiliza em seus processos de manufatura, as mais modernas inovações tecnológicas das áreas de automação e controle da informação. Isso porque ela traz mudanças significativas na forma em que os produtos serão fabricados e com isso impacta diversos setores do mercado como um todo.
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleO que é a Indústria 4.0?
Basicamente, a Indústria 4.0 trata-se da união de máquinas, sistemas inteligentes e outras diversas tecnologias que possibilitam a criação de redes capazes de controlar módulos específicos de forma autônoma.
Em suma, estamos falando de fábricas inteligentes, com a capacidade de operarem sozinhas, agendarem e realizarem manutenções, preverem falhas de processos, entre outras funções. Isso possibilita uma redução no uso de mão de obra, menor risco de falhas humanas e maior exatidão nos resultados, principalmente em operações de grande complexidade.
As principais características e diferenciais da Indústria 4.0 são:
- Sistemas inteligentes que possuem sensores capazes de formar máquinas, a partir da coleta de dados, possuindo um maior controle de produção.
- Os processos são compostos de módulos descentralizados e auto-gerenciados.
- Sistemas inteligentes que trabalham trocando dados em conjunto, tanto diretamente, quanto pela internet.
- Rápida evolução da capacidade dos computadores e da internet.
- Big Data: grande volume de informação digitalizada
- Inovações tecnológicas e de gestão.
Quais os impactos da indústria 4.0?
Os impactos não são observados unicamente na economia direta das empresas que adotam o modelo de negócio, mas na evolução tecnológica da informação no mundo todo. Diariamente, mais e mais demandas são geradas, ao passo que novos meios de resolvê-las são desenvolvidos. Modelos de negócio precisam ser criados o tempo todo. Obviamente, é necessário um investimento grande para adaptar-se a esse padrão. Contudo, com a economia gerada, o retorno dos gastos é observado em um período menor de tempo.
Portanto, é hora de olhar as novas tecnologias e entender como sua empresa pode se beneficiar de cada uma delas. Lembre-se que o foco deve ser sempre em inovações que aumentem a produtividade, e ofereçam um resultado de maior qualidade ao consumidor final!
Gerenciamento de rotina do trabalho na Indústria 4.0
O gerenciamento de rotina engloba um conjunto de ações e verificações contínuas para que os colaboradores consigam desenvolver, de maneira satisfatória, as atividades apresentadas. Nesse sentido, é de vital importância que todos esses processos estejam no mesmo padrão, assim, obtendo maior velocidade, confiança e coesão na hora de executar as tarefas.
A gestão de rotina no trabalho deve fazer parte da cultura da empresa, e estar presente em todas as áreas da organização. Desse modo, a empresa estará mais preparada para lidar com mudanças, entregar resultados mais consistentes, ter mais organização e manter os colaboradores motivados. Essa prática possibilita mudar a cultura da empresa de forma gradativa, tornando a equipe e o ambiente mais organizado, colaborativo e com maior capacidade de execução. Além disso, disciplina e trabalho em equipe passam a ser desenvolvidos com mais qualidade.
Como começar a adequar-se à essa realidade
Para começar a colocar em prática os conceitos da Indústria 4.0, você precisará tornar sua empresa cada vez mais inteligente e precisa. Uma orientação que deve ser observada, é que muitos processos, especialmente os gerenciais, podem – e devem! – ser automatizados.
Falando especificamente de gestão da qualidade, invista em opções que ajudem a otimizar os resultados, reduzir o tempo de tomadas de decisão, identificar falhas o quanto antes e entregar o que há de melhor qualidade ao consumidor. Adotar sistemas de gestão realmente práticos e simples de serem operados não é um luxo, é uma necessidade.