Em um primeiro momento, a primeira resposta que vem à mente da maioria dos gestores é que é muito melhor evitar que um problema aconteça do que . Prever o que pode acontecer futuramente é uma forma de evitar sua ocorrência e não precisar resolver problemas dentro da empresa.
Contudo, antes de chegar a uma conclusão definitiva como essa, é preciso pensar em que tipo de problemas estamos falando. Afinal, todo problema a ser resolvido é ruim?
Se você ainda tem essa dúvida, continue lendo esse artigo e entenda por que a capacidade de solucionar um problema é uma característica tão valiosa no mundo corporativo atual.
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleTodo problema deve ser evitado?
Uma habilidade que tem ganhado cada dia mais destaque no âmbito profissional é a de resolver problemas, já que alguns deles são imprevisíveis e, por que não dizer, inevitáveis.
Por outro lado, há quem defenda a máxima de que é muito mais importante evitar que os problemas aconteçam dentro de uma organização, para não precisar de medidas emergenciais para “apagar incêndios” e corrigir imprevistos.
O ponto que queremos destacar é que nem sempre um problema precisa ser encarado como algo ruim. Isso quer dizer que alguns problemas precisam, sim, de medidas preventivas para que o andamento das atividades da empresa não seja prejudicado. A propósito, alguns deles chegam até mesmo a gerar prejuízos financeiros e à reputação da organização.
Contudo, alguns problemas podem acabar sendo benéficos para o crescimento e melhoria dos resultados da empresa.
Quais problemas são ruins?
Os problemas ruins são aqueles que chegam de surpresa, originados por algum desvio das operações de rotina. Um exemplo de problema que toda empresa precisa evitar são os acidentes com os colaboradores. Todo gestor deve se precaver, seguindo as normas de segurança de acordo com as especificações para o tipo de atividade exercida no ambiente de trabalho.
Outro problema que pode surgir de maneira inesperada e, por isso, precisa ser evitado é o defeito de equipamentos, que precisam passar por manutenções periódicas como forma de precaução.
É claro que algum problema desse tipo pode surgir, a despeito das medidas preventivas, porém, sua incidência pode ser minimizada a partir de um cuidadoso processo de treinamento e por meio de um bom gerenciamento de rotina.
Quando resolver problemas é bom pra empresa?
Podemos considerar que não é um problema ruim aquele que foi criado pelo próprio gestor, quando ele não está satisfeito com algum resultado e pretende melhorá-lo. A insatisfação com um resultado indesejável torna-se uma motivação para a melhoria da organização, ou seja, daí surgem os problemas que podemos chamar de “benéficos”.
Toda empresa, na verdade, existe para resolver um problemade seu público, por isso vale dizer que todo colaborador deve ter a habilidade de resolver problemas. Se um empreendimento não tem problemas a serem solucionados, o que seus funcionários estarão fazendo lá afinal?
Muitos gestores evitam buscar problemas e analisá-los, mas não procurar as fragilidades e deficiências de seus processos pode significar estagnação ou desperdício de oportunidades.
No mercado atual, deve-se valorizar os colaboradores que conseguem identificar novos problemas e, principalmente, apontar soluções para eles. O papel da equipe deve ser encontrar a fonte do problema, qual sua raiz e, então, trabalhar para buscar a solução mais assertiva para ele.
A partir daí, o próximo passo é criar um plano de ação e engajar toda a organização em prol de sua execução. Além disso, é fundamental aprender com o problema, caso seja decorrente de falhas em alguns processos, para que o erro não seja cometido novamente.
E então, agora você consegue chegar a uma resposta precisa sobre o que vale mais: resolver problemas ou evitar que aconteçam? Como foi possível ver, tudo depende do tipo de problema que está em pauta.
Se você gostou desse conteúdo, é provável que também vai se interessar pelo artigo em que falamos sobre gerenciamento de risco em projetos.
A Stratec desenvolveu um sistema de gestão corporativa que pode ajudar os gestores de sua empresa a identificar os problemas com mais agilidade e acompanhar a resolução dos mesmos. Conheça nosso software Gestão Estratégica: