A gestão de projetos não é uma novidade. Porém, frente à evolução do mercado e de suas demandas e possibilidades, é interessante estar atento às tendências em projetos para conseguir alinhar as estratégias da empresa para obter resultados cada vez mais satisfatórios.
Do contrário, não importa o quão talentoso seja o gestor ou quão competente seja sua equipe. Se não houver uma atualização que permita o aproveitamento integral dessas qualidades, o projeto pode falhar. Quer evitar isso? Continue a leitura e conheça as novidades que podem dar rumos mais promissores para sua empresa!
O que você vai encontrar neste blog:
TogglePorque acompanhar tendências na gestão de projetos
É importante pensar na gestão de projetos de forma que faça mais sentido acompanhar as tendências do mercado e avaliá-las com a mente aberta.
Num geral, tendemos a resistir à mudanças que possam trazer qualquer insegurança ou desconforto nessa gestão. Afinal, diante de uma equipe e das metas a alcançar, é comum não querer arriscar e seguir novidades.
Porém, o mercado evolui e traz novos desafios e não é possível gerenciar projetos baseados em novas demandas se você estiver fechado para as tendências que podem, sim, tirar você e sua equipe da zona de conforto. Mas que, também, podem definir o futuro de sua empresa.
As tendências em projetos que você precisa conhecer
Abaixo, apresentamos algumas das tendências em projetos que você precisa conhecer para se preparar e conseguir corresponder às demandas e possibilidades do mercado e de sua empresa.
Metodologias híbridas
O mercado em evolução está cada vez mais diversificado. E isso faz com que seja cada vez mais difícil encontrar uma metodologia que possa ser utilizada como “padrão” ou como a escolha certa para o desenvolvimento e gerenciamento de todos os projetos da empresa.
Na verdade, prender-se a essa ideia é um erro. A tendência crescente é de que sejam utilizadas metodologias distintas, de acordo com as características e propósitos de cada projeto. E, para chegar a isso, é preciso saber avaliar criticamente tanto as novas ferramentas quanto as mais antigas (e ainda úteis), como o PDCA, por exemplo.
Projetos remotos
Essa não é uma tendência que se adequa à realidade de qualquer empresa, mas isso não significa que você deve desconsiderá-la. Graças ao avanço da tecnologia, ao cloud computing e aos softwares de gestão, desenvolver e gerir projetos a distância é algo que vai se tornar cada vez mais comum.
E isso, sobretudo, porque a tecnologia já permite (e o faz de forma cada vez melhor) a integração e o uso de ferramentas de forma colaborativa, ainda que remotamente.
Consultoria em gestão de projetos
Acompanhando as já mencionadas evolução e diversificação do mercado, a tendência é que seja cada vez mais comum para empresas contratar consultores externos para os seus projetos.
Nesse sentido, é interessante considerar que essa tendência para a gestão de projetos pode, ainda, ser combinada àquela que foi apresentada anteriormente, permitindo que essa consultoria seja feita também de forma remota.
Integração de equipes para além das hierarquias
Por si só, a ideia de promover a integração de equipes não é novidade na gestão de projetos. Do contrário, representa uma necessidade comum para o sucesso de diferentes metodologias.
A tendência em projetos apontada aqui é que indica que os gestores devem diminuir as barreiras hierárquicas para conseguir formar times que aproveitem e integrem, de fato, os melhores talentos para a conquista de resultados. E isso inclui saber valorizar as habilidades de cada colaborador e não somente suas capacidades técnicas, por exemplo.
A TI como aliada para gestão de projetos
A gestão de projetos tem se tornado cada vez mais complexa. É preciso gerir escopo, prazos, custos, recursos, aquisições, viabilidade, canais de comunicação, entre vários outros detalhes. E fazer tudo isso à mão, em planilhas de Excel, confiando no feeling e na experiência dos profissionais envolvidos passou a ser muito arriscado, pois quanto mais complexo o controle feito manualmente, mais susceptível a erros ele está, podendo gerar desperdícios e prejuízos desnecessários.
Sendo assim, a Tecnologia da Informação surge como uma aliada à gestão de projetos, na medida em que softwares específicos para esse fim ajudam a controlar planos de ação, cronograma, indicadores (KPIs), tarefas em atraso, custos, entre outros.
O software de Gestão Estratégica – desenvolvido pela Stratec, por exemplo, auxilia no gerenciamento operacional, utilizando metodologias comuns de gerenciamento de projetos, definição de caminho critico, gestão orçamentária e de responsabilidades, além de todo sistema de controle da execução das atividades.
Com um sistema como esse fica fácil escalonar alertas sobre as atividades, dizendo quem é o responsável por cada ação, ver como está o andamento do projeto e ainda, avaliar a gestão operacional dos mesmos, além de poder visualizar a relação entre os projetos, a priorização deles e gerar automaticamente indicadores de eficácia e eficiência de projetos, como a curva S por exemplo.
Como usar essas (e outras) tendências em benefício da sua empresa
A essa altura, é provável que você tenha sentido que as tendências acompanham, sobretudo, o avanço tecnológico e que isso traz não apenas novas ferramentas como novas metodologias de trabalho e gestão.
Por isso, há sim outras novidades para ficar de olho e, ainda, a necessidade de acompanhá-las com um olhar crítico. Isso porque, assim como não é positivo ignorar essas tendências e achar que você e sua empresa não precisam se adequar a elas, também não ajuda achar que é preciso seguir todas elas.
Para realmente usar as tendências em projetos em benefício da sua empresa, avaliar, testar e buscar adequações é sempre o mais ideal.
Você sabe de outra tendência para a gestão de projetos que queria compartilhar conosco? Deixe o seu comentário!