A terceirização de áreas estratégicas em redes de franquias tem se apresentado como uma tendência de mercado. A análise aparece em comentário da especialista em franquias, Cláudia Bittencourt, para a seção “Dicas de Especialista” do Portal Exame.Com. Ela comenta que a terceirização aparece como opção interessante já que muitos franqueadores, que tem domínio da operação, não conseguem ou não querem estruturar equipes para cuidar das redes.
Cláudia Bittencourt afirma que, antes de mais nada, é importante considerar que gerir redes de franquias é muito diferente de tocar o negócio em si. Por isso, o apoio de empresas especializadas de consultoria pode ser muito útil aos franqueadores em seus processos de gestão. Na opinião da especialista, a terceirização de áreas torna a operacionalização de certas funções mais ágil e eficiente.
Um bom exemplo, de acordo com a consultora, são os processos de expansão das redes de franquias. A realização de uma cuidadosa e rigorosa prospecção e seleção de franqueados por uma empresa especializada torna o processo muito mais profissional. A chance de sucesso para ambas as partes, como aponta Cláudia Bittencourt, fica bem maior. Outras áreas em que a consultora considera vantajosa a terceirização são, por exemplo, o desenvolvimento de manuais operacionais e os programas de capacitação.
Confira a íntegra da análise de Cláudia Bittencourt em: