Conforme a empresa cresce, aumenta também a complexidade da gestão. Os controles que antes eram feitos somente na cabeça do empreendedor ganham ferramentas apoiadas em tecnologias para uma melhor compreensão do cenário da empresa, assim como os funcionários passam a ter um suporte maior na execução de suas atividades para desenvolverem o trabalho com mais qualidade e em menos tempo. O caminho para essa transformação geralmente é traçado com planilhas eletrônicas, ferramentas bastante úteis, mas não tão confiáveis quanto você imagina. Ficou interessado em saber o porquê? Continue lendo nosso post e descubra 5 motivos para evitar usar planilhas na gestão da sua empresa!
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleSegurança e confiabilidade das informações
As planilhas são de fácil preenchimento, mas também podem ter seus dados alterados ou deletados a qualquer momento, criando um enorme problema para você. Dados incorretos, perda de informação relevante e planilha corrompida são algumas das barreiras que certamente sua empresa não precisa enfrentar.
Repositório de informações versus inteligência empresarial
Se você está apenas armazenando dados e não espera tirar vantagem nenhuma deles, talvez a planilha sirva aos seus propósitos. Mas se o que você quer é aumentar a competitividade da sua empresa, você precisa de uma ferramenta que faça a leitura desses dados e extraia relatórios e insights relevantes, mostrando o caminho a ser seguido para o atingimento dos seus objetivos de negócio.
Leia também: “Analista de planejamento: de operador a consultor interno”
Usabilidade para todos
Fazer planilhas simples pode ser uma tarefa fácil, mas habilitar macros, gerar interdependências entre documentos, criar fórmulas e gerar relatórios exige um conhecimento aprofundado sobre planilhas eletrônicas, lógica e matemática, conhecimentos que nem todo mundo tem. Ou seja, se você precisar colocar alguém para gerenciar alguns aspectos da sua empresa, terá que contratar um especialista e o acesso à informação será restrito, o que pode impactar no desempenho de toda a sua equipe.
Produtividade e retrabalho são inversamente proporcionais
Por mais que as planilhas possam ser interligadas, esse processo torna a atualização de informações cada vez mais demorada, o que leva a controles dispersos e que não contribuem para a construção da sua inteligência competitiva. À medida que a sua equipe tem mais planilhas para atualizar e analisar, a produtividade cai, assim como a qualidade do trabalho, prejudicando a performance da sua empresa.
Atualização de dados ou compartilhamento de informações
Atualizar planilhas é um trabalho demorado, que pode comprometer a tomada de decisão num momento delicado da sua empresa, como numa nova oportunidade de negócio ou ainda diante de uma crise. O ideal é que você tenha as informações estratégicas concentradas em um único lugar e possa, em poucos minutos, avaliar o presente e planejar o futuro da sua empresa.
Leia também: “Dashboards – informação para a tomada de decisão
E como contornar esses problemas?
A tecnologia está cada dia mais avançada e hoje desfrutamos de sistemas de gestão empresarial completos e facilmente personalizáveis na nuvem, permitindo que a sua empresa seja gerida com qualidade, segurança e competência. Um sistema de gestão estratégica concentra as informações do seu negócio num único lugar, cruza os dados armazenados e gera relatórios analíticos que revelam os melhores caminhos a serem tomados para o crescimento da sua empresa.
Leia também: Informação não é controle
Além disso, com um software de gestão estratégica, você mantém sua empresa sob controle sem se preocupar com falta de segurança ou com a confiabilidade dos dados, atingindo seus objetivos e negócio com mais agilidade e precisão.