Já estamos no segundo ano da Covid-19 no mundo. Nesse tempo foi preciso passar por muitas adaptações e buscar formas de driblar as incertezas almejando manter o ânimo e desenvolver a produtividade dos colaboradores na pandemia. Então, como será que essas mudanças afetaram os escritórios no Brasil?
Com a opção de trabalhar em casa, muitos profissionais conseguiram uma administração melhor do tempo. Por outro lado, com as demandas familiares, outras pessoas também sentiram o rendimento cair. Confira mais sobre esse assunto!
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleOs escritórios e a produtividade na pandemia
A incerteza vinda com a pandemia tem afetado consideravelmente a produtividade nos escritórios. Como a capacidade produtiva está ligada ao emocional, quando se está nervoso, triste, ansioso ou preocupado é comum não produzir tanto quando se espera.
O momento pede que nos conectemos mais aos nossos sentimentos e pensamentos. Apenas assim, é possível lidar com a apreensão de uma crise que afeta a economia, a saúde e o bem-estar em todo o mundo.
Cada pessoa reage diferente e tem formas únicas para manter a motivação. Por isso, é possível que, um grupo conseguiu uma boa adaptação ao trabalho remoto, enquanto outro ainda está buscando o equilíbrio entre o lar e a carreira.
Mesmo que ocorra uma volta gradual para os escritórios, o medo e insegurança frente ao Covid-19 ainda está forte na mente das pessoas. A sobrecarga emocional trazida pela pandemia ao dia a dia do trabalho faz com que a produtividade seja afetada e tem se tornado uma preocupação dos gestores que estão atuando junto a área de Recursos Humanos para que ações que visam a melhoria da Saúde Mental dos empregados.
Benefícios do Home Office
Muitas pessoas se adaptaram bem ao sistema home office e estão completamente satisfeitas.
Com ajustes em casa, conseguiram um espaço adequado para as tarefas, e o trabalho em casa que antes era sonho tornou-se realidade. A autonomia para gerenciar o tempo agradou em cheio às pessoas que apreciam essa liberdade.
Nesse ponto, a rotina pode ficar mais leve ao fazer pausas estratégicas para olhar as plantas, beber água ou um café. Aqui, vale ressaltar que o foco é relaxar e não se deixar levar pelas distrações, como o celular ou jogos.
Fora isso, também dinamizou a rotina já que não é preciso enfrentar trânsito para chegar ao trabalho ou ir em casa. Quem levava de uma a duas horas nesse percurso, já ganhou mais esse tempo para aproveitar.
Pensando nisso, os escritórios nunca mais serão os mesmos, já que as pessoas viram que é possível exercer a mesma função no conforto do lar. Logo, a flexibilidade do trabalho com o home office traz uma oportunidade incrível de tornar-se definitivo nas empresas.
As dificuldades do Home Office
Já uma das grandes dificuldades que os profissionais encontram no home office é a administração de tempo. Com as tarefas domésticas e a atenção para a família, manter as demandas de trabalho pode ser desafiador.
Além disso, a presença constante de distrações também é um risco. Afinal, uma pausa de 5 minutos, pode evoluir para meia hora nas redes sociais, em conversas com as pessoas de casa etc.
Por isso, separar as tarefas é algo imprescindível, mas que ainda é um ponto de melhoria para muitos. Afinal, sem essa divisão clara, não há como encontrar tempo de qualidade para trabalhar e ter mais produtividades.
O escritório presencial ajuda a criar essa divisão entre o momento de estar em casa e o momento do trabalho. Sem esse local e atuando 100% do tempo no mesmo ambiente, o tempo, que é um recurso limitado, pode não render.
Então, é preciso manter a hora de trabalho apenas voltada para isso. Por mais que a família precise de cuidados, também é necessário estabelecer bem os horários. Com isso, é possível atuar em cada papel: na carreira, no pessoal e no familiar.
O trabalho remoto traz pontos positivos e desafiadores a partir do perfil de cada colaborador. Conhecendo os pontos de melhoria e ajustando-os, manter a produtividade na pandemia não será mais um desafio para os escritórios no Brasil.
E para você? Como a pandemia interferiu no seu trabalho? Deixe sua opinião nos comentários para continuar essa conversa.