A avaliação de desempenho é um recurso de extrema importância na gestão de pessoas. Seu objetivo é analisar a performance de funcionários e equipes da empresa, em um determinado período de tempo, promovendo adequações na sua força de trabalho, de acordo com os objetivos da empresa.
Mas você sabe como usar esse importante indicador de maneira estratégica para aumentar a produtividade da sua empresa? Então acompanhe algumas de nossas dicas e entenda mais a respeito!
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleO que é avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho é uma ferramenta da gestão de pessoas que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários em uma determinada empresa. Essa avaliação é um dos recursos mais valiosos para a gestão de pessoas, já que permite diagnosticar e analisar o comportamento de um funcionário pelo tempo que for necessário.
Mensurar o desempenho da equipe é uma das formas mais eficazes de avaliar a produtividade dentro da empresa. Nesse sentido, é necessário monitorar o trabalho dos funcionários e utilizar indicadores úteis para uma análise de desempenho adequada. Independentemente do resultado – positivo ou negativo – esse exame auxiliará no desenvolvimento dos colaboradores da organização, identificando os pontos de melhoria e exemplos a serem seguidos ou alterados, estimulando um trabalho cada vez melhor por parte de seus integrantes.
Como conduzir este processo?
1. Saiba as responsabilidades de cada colaborador
É preciso entender o que as empresas esperam de seus funcionários e saber se existe transparência sobre o que é a atribuição de cada membro.
Afinal, como avaliar algo se não há conhecimento das funções de cada um?
2. Defina o método
São diversos os métodos que podem ser aplicados nesse processo, portanto, é preciso verificar com cautela quais vão ajudar a atingir o objetivo da sua empresa.
A definição de por onde começar o processo de avaliação de desempenho deve ser uma decisão bastante pensada, já que afetará diretamente nos resultados por um longo período de tempo.
3. Escolha fatores de avaliação
Após a escolha dos métodos, é preciso escolher quais fatores serão observados durante a análise. Quanto maior for a quantidade deles, mais completa a avaliação será.
4. Dê feedbacks
O feedback não deve ser visto como “o momento em que o gestor dá bronca”. É preciso trabalhar bem para que não haja uma postura ofensiva, e para que o profissional entenda a importância daquele momento para a sua evolução dentro e fora da empresa.
Quais os benefícios da avaliação de desempenho?
Por meio da avaliação de desempenho, é possível identificar novos talentos dentro da própria organização, seja por meio da análise do comportamento ou pelas qualidades de cada indivíduo. Deste modo, é possível gerar novas possibilidades para remanejamento interno de colaboradores, além de poder oferecer bonificações e premiações aos funcionários que mais se destacarem na avaliação.
Por esta razão, também é importante que os resultados da avaliação sejam usados como feedback aos próprios talentos, indicando quais seus pontos fortes (que devem ser mantidos e otimizados) e pontos fracos (que devem ser neutralizados ou eliminados). Assim, tanto empresa quanto profissionais podem crescer com sinergia. O desempenho organizacional da empresa é diretamente beneficiado com dados advindos dessas avaliações de desempenho.
Conclusão
A avaliação de desempenho é algo inovador e positivo, que pode ser feito a qualquer momento e sempre que o empreendedor achar necessário. O ideal é que seja realizada uma avaliação mensal para melhor análise da evolução coletiva da empresa e de seus colaboradores. Apesar de ser apenas um item em diversos outros para a formação de um negócio de sucesso, uma avaliação de desempenho efetiva, que consegue trazer aprimoramentos, pode se tornar uma ação muito benéfica para o crescimento de todo o corpo profissional.
Todos – empresa e colaborador – saem ganhando quando um profissional é avaliado de forma satisfatória por seus superiores.