Stratec inicia trabalhos na Colômbia idealizando o mercado da América Latina.
A Stratec dará inicio ao seu projeto de internacionalização, expandindo para o mercado da Colômbia em Agosto de 2013. Ainda estruturando o escritório e fazendo os primeiros contatos, algumas empresas já demonstram interesse no software e anunciam um mercado promissor.
Segundo Guilherme Barbassa, diretor da Stratec, a empresa já tinha tido demanda de clientes que possuem filiais fora do Brasil ou que são filiais de uma matriz internacional. “A primeira demanda foi que o software se tornasse multilínguas”, diz Barbassa. Ele conta que depois de transformar o software em um sistema multilínguas, a diretoria da Stratec decidiu que valeria a pena avançar, já que o produto estava pronto para entrar em outros mercados. “Com essa ação, percebemos que somos competitivos perante os softwares internacionais que vem para o Brasil”, afirma.
Nesse projeto piloto, apenas o software Gestão Estratégica será apresentado às empresas, mas a intenção é que, posteriormente, todos os softwares da suíte de governança da Stratec sejam distribuídos internacionalmente.
Questionado pela escolha da Colômbia como primeiro país a receber o software fora do Brasil, Barbassa conta que foi por oportunidade. “É um país que tem crescido de forma estruturada e que está atraindo investimentos. Além disso, oportunidades de negócio surgiram pra gente por lá. Como já tínhamos uma porta de entrada, escolhemos a Colômbia”, conta.
Quem vai dar os primeiros passos da Stratec na Colômbia é a Aura Elizabeth Abaunza, administradora colombiana, que será responsável por apresentar o software Gestão Estratégica às empresas do país. “Meu cargo é o de Country Manager (gerente de negócios no país) e minha função é abrir as portas do mercado colombiano, apresentando novos clientes para a Stratec”, explica. Ela foi selecionada dentre outras tantas candidatas para dar apoio aos parceiros e clientes locais, bem como visitá-los para apresentação do software. “Empresas já demostraram interesse e solicitaram apresentações”, comemora. Segundo Elizabeth, a expansão da empresa na Colômbia terá início em Bogotá, abrindo uma sucursal que vai introduzir uma estratégia de penetração no mercado colombiano. “Bogotá será o projeto piloto. Em seguida pretendemos seguir por Medellin, Cali, Bucaramanga até atender toda a Colômbia”, conta.
Barbassa complementa: “A nossa pesquisa inicial esta tendo uma excelente receptividade na Colômbia, tanto em relação à qualidade da ferramenta quanto a adequação às praticas gerenciais deles, e também em relação ao preço. Por isso, nossa expectativa é que tenhamos uma aceitação rápida no mercado”, diz. Aura Elizabeth também demonstra otimismo: “O mercado colombiano quando fica sabendo que é um produto tecnológico trazido do Brasil, mostra interesse em conhecer o produto por atender a demanda e por acreditar que tem um valor agregado que o torna único no mercado de Softwares de Gestão Estratégica”, reforça.
Aura Elizabeth não ficará por muito tempo sem companhia na Colômbia. Segundo Barbassa, a ideia é montar uma estrutura que atenda todo o mercado da Colômbia e da América Latina futuramente. “Por enquanto ainda estamos em fase de estruturação, mas queremos montar uma estrutura de suporte de usuários que vai atender toda a América Latina”, revela o diretor. Até o fim do ano, a Stratec pretende entrar no mercado da Argentina, México e Chile.