Simular é imitar o comportamento de um sistema real, incluindo algumas variáveis que nos permite avaliar outras possibilidades de cenários. Em sistemas complexos, para se experimentar modificações cujos custos de implementação não permitem testes reais, lançamos mão de modelos computacionais do sistema real para se obter soluções como por exemplo, o layout adequado, o melhor roteiro de fluxo, os níveis ótimos de estoque em cada etapa da produção, o número de máquinas e de pessoas necessário, os tempos de filas etc.
Tendo em vista esses benefícios, um novo componente para o módulo Gestão Estratégica foi criado recentemente pela Stratec para realizar simulações nos resultados finais da empresa, alterando-se o resultado de seus indicadores de desempenho. Com esse novo módulo, que foi nomeado de “Simulações”, também será possível fazer análise de cenários na organização.
Segundo Guilherme Barbassa, diretor da Stratec, esse é um componente que será comercializado à parte do software. “O objetivo é poder simular o impacto de variações nos indicadores operacionais e nos indicadores globais da organização. Se eu vario um indicador, por exemplo, o tempo em trânsito, qual o impacto que isso vai ter no EBTIDA da empresa? Se o tempo for reduzido em 10%, qual o impacto isso vai ter nos indicadores mais macros da empresa?”, exemplifica.
Com o uso da prática da simulação chegamos ao sistema otimizado, onde o aprendizado dos processos componentes do sistema por todos os envolvidos na solução é mais uma vantagem do provisionamento. É interessante observar a quebra paradigmas entre os colaboradores ao ver o impacto de suas ações nos processos dependentes, localizando gargalos, baixa qualidade, demoras geradas, tarefas que não agregam valor, enfim, podem analisar em profundidade o problema proposto, testando soluções sem medo de errar.
O mais interessante desse componente é que ele permite que se crie cenários com algumas variáveis, como tempo de carga, tempo de descarga, e qualquer outra variável que possa interferir no resultado do indicador global. “Isso também vale para simular metas. Isto é, como saber que o conjunto dessas metas está levando a organização ao resultado global almejado? O que acontece se eu mexer em uma meta específica? Qual o impacto disso no resultado global da empresa?”, comenta Barbassa.
Vale ressaltar que o módulo Simulações faz também a análise de sensibilidade, que permite ver o quão sensível é o seu resultado global a determinadas variáveis.
O componente já está disponível para instalação e quem já usa o software poderá solicitar o componente à equipe de suporte da Stratec.