Qual o melhor gráfico para apresentar os indicadores de desempenho e suas metas? Hoje, com o uso de planilhas eletrônicas, é fácil criar uma infinidade de gráficos para apresentar os dados desejados, mas nem todos são adequados ao tipo de informação que se deseja passar.
O uso do “velocímetro” se difundiu com BI’s (business inteligence) que levaram ao pé da letra o termo “Cockpit” em inglês, que significa painel de bordo de um piloto. Enquanto a metáfora de “pilotar uma empresa” pode ser útil, indicadores onde os dados são compilados periodicamente (geralmente mensalmente) esse tipo de medidor não é o ideal. Ele é melhor aplicado a medições pontuais discretas, como a velocidade de um carro ou do vento.
Para apresentação dos indicadores, o software Gestão Estratégica da Stratec trabalha com gráficos de barra e linha, onde a cor da barra (normalmente o realizado) fica compatível com o status de cada mês (vermelho, amarelo, verde ou azul). Esse tipo de gráfico, copiado abaixo, tem diversas vantagens sobre o gráfico tipo “velocímetro” ilustrado acima. Dentre as vantagens podemos citar:
- Visualização da tendência já que são apresentados todos os períodos anteriores e não somente o status atual;
- Identificação de sazonalidade na meta, que é especialmente importante quando tem-se metas de melhoria gradual ao longo do ano, ou desempenho sazonal esperado para determinado indicador;
- Possibilidade de comparação com o realizado de anos anteriores, metas dos anos seguintes e benchmarks;
- Evita distorções de análise do desempenho devido a escolha da unidade de medida. No gráfico acima a apresentação é significativamente diferente se utilizamos o indicador “Market Share” ou o indicador “Aumento de Market Share”, sendo que a medição de ambos teriam o mesmo propósito.