Manter colaboradores motivados e produtivos é um dos grandes desafios enfrentados nas empresas, ainda mais se considerarmos as diferenças que existem entre o perfil de cada um deles. Um determinado grupo, com características bem marcantes, está ligado à geração millennials – também conhecida como a geração Y.
Para lidar com um ambiente multigeracional, os líderes das empresas de diferentes segmentos precisam desenvolver novas habilidades de gestão. É que os Millennials têm uma forma diferente de enxergar o trabalho.
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleQuem são os Millennials?
Também conhecidos como geração Y, os millennials representam uma faixa demográfica da população mundial. Alguns estudiosos diferem sobre as datas exatas, mas estima-se que essa geração representa os nascidos entre o período da década de 80 até o começo dos anos 2000.
Vivendo em ambientes mais urbanizados, os millennials (ou geração Y) passaram por um dos maiores marcos da evolução da humanidade, a difusão da Internet e a globalização ampliada pela tecnologia.
Como motivar e preparar a geração Millennials
Mantê-los motivados e reter os talentos dessa geração não são tarefas fáceis. Mas, vamos dar algumas dicas de como enfrentar esse desafio!
1- Dê voz para a geração Millennials
Saiba ouvir e dar espaço para que eles dêem sugestões, mas ouça de verdade! Claro que o gestor não irá aplicar todas as propostas sugeridas, mas é importante saber diferir os aspectos positivos e negativos, e caso surja uma boa ideia, dar um feedback e incorporá-la no dia a dia da empresa.
2- Apoie projetos pessoais
Entender a importância das causas de cada um e possibilita que os trabalhadores desenvolvam projetos que venham ao encontro de suas aspirações e valores pessoais é dar significado à atuação deles na empresa.
Dar autonomia é valorizar a equipe e, a partir de projetos individuais, a organização pode encontrar uma ótima ideia para aplicar em um contexto geral.
3- Permita ações de protagonismo
Na hora de escolher um funcionário para representar a empresa em um evento e ser o porta-voz da organização, inclua os millennials. Esse reconhecimento promove o engajamento do colaborador e aumenta assim, a sua sensação de pertencimento.
4- Promova desafios
Essa geração é movida pela vontade de se superar. Incentive-os a exercitarem a criatividade e coloque-os em contato com problemas de difícil solução.
Esse estímulo é um excelente combustível para mantê-los motivados, e cada vez mais empenhados no trabalho.
5- Promova o desenvolvimento de carreira
Millennials não buscam somente um “bom plano de carreira”. Eles dão preferência às empresas que auxiliam no desenvolvimento profissional e também educacional.
Realizar treinamentos em áreas inovadoras, oferecer convênios com escola de idiomas e também com instituições de nível superior nas quais eles possam graduar-se, por exemplo, são fatores que pesam a favor da empresa.
Conclusão
É preciso se adequar, pois, com a evolução dos métodos e ferramentas dos diferentes setores, os millennials serão cada vez mais disputados e necessários. Portanto, não haverá espaço para as empresas que não se adaptarem às tendências e padrões de comportamento desse público.
Uma empresa que investe na qualificação de seus colaboradores consegue mantê-los mais motivados, tendo em vista a sensação de reconhecimento que essa estratégia transmite. No que diz respeito à geração millennials, isso tem ainda mais valor, dada a necessidade constante de evolução que esses profissionais têm.