Você tem dúvidas sobre escolher entre o PPR ou PPL como programa de remuneração variável na sua empresa?
Além de estarem previstos por Lei, possibilitar que os seus colaboradores possuam participação nos resultados e lucros da sua organização é uma forma de aumentar a produtividade, e ao mesmo tempo, integrar o capital.
Continue acompanhando e entenda mais sobre eles!
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleO que é PPR?
O PPR, ou Programa de Participação nos Resultados, é um tipo de remuneração variável onde os colaboradores são premiados por atingirem as metas pré-determinadas pela empresa.
Importante ressaltar que a participação nos resultados só é válida para objetivos e metas concretas, que não estejam relacionadas ao lucro. Ou seja, se as metas foram atingidas, mas a empresa teve prejuízo, os colaboradores deverão receber a remuneração.
O que é PPL?
O PLR, ou Participação nos Lucros e Resultados, é o programa de remuneração variável mais conhecido, tanto pelas empresas, quanto pelos colaboradores.
Neste tipo de remuneração, parte do lucro obtido ao longo do ano é dividido entre todos os colaboradores da empresa. Mesmo que todos façam sua parte e batam as metas, se a empresa não tiver lucro, não há pagamento.
Quais as vantagens dos programas de remuneração variável?
De forma geral, os programas de remuneração variável, válido tanto para o PPR ou PPL, são bem vantajosos. Confira abaixo algumas delas:
- Maior engajamento, motivação e comprometimento dos colaboradores;
- Melhoria na relação entre empregado e empregador;
- Aumento de produtividade e satisfação;
- Maior retenção de talentos;
- Entre outros.
É importante reforçar que apesar de previstos em lei, eles não são obrigatórios. Ainda assim, as empresas reconhecem a importância deles através de todas as vantagens que os programas de remuneração oferecem.
Qual é mais vantajoso para a empresa: PPR ou PPL?
Essa é uma dúvida bem comum, e a verdade é que depende. É claro que é mais fácil para os colaboradores atingir metas e objetivos que não estejam ligados diretamente ao lucro. Considerando isso, o PPR é a melhor opção, já que a remuneração depende totalmente do trabalho em equipe.
Já o PPL, mesmo contando com todo o esforço dos times, sofre com fatores externos. Por exemplo, se houver uma crise no mercado, o desempenho será afetado e, consequentemente, o lucro também. Mas, se tudo for favorável, os resultados serão ainda melhores.
Com isso, podemos dizer que não existe uma regra clara. A empresa precisa considerar aquilo que acredita ser o melhor para seus colaboradores. Sem deixar de lado o lucro. Vale fazer pesquisas e entender o que os times esperam e, com isso, oferecer o tipo de remuneração variável, PPR ou PPL, mas adequado.
Conte com a Actio para implementar programas de remuneração variável!
Agora que você já conhece as diferenças entre PPR e PPL, que tal conhecer a solução que te ajuda a reconhecer o desempenho dos seus colaboradores e aumentar a produtividade dos times?
Com o Score by Actio, você eleva não só o desempenho, mas também os resultados. Isso porque o software garante maior transparência e eficiência na hora de bonificar os profissionais.
O acesso em tempo real permite que cada colaborador acompanhe o desempenho e as metas que precisam ser cumpridas para que a remuneração seja recebida. Descomplique e torne sua empresa mais produtiva!