As vendas realizadas por pequenas e médias empresas para o governo federal cresceram 16% entre janeiro e dezembro deste ano na comparação com o volume total de 2010. O percentual é registrado em reportagem do Exame.Com, com base em informação divulgada pela Agência Sebrae de Notícias. Os dados, de acordo com a matéria, foram apresentados em palestra do secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Delfino Natal de Sousa, durante o IV Fomenta Nacional, em São Paulo.
As informações indicam que, nos nove primeiros meses de 2011, as chamadas MPE venderam, em média, R$ 8 bilhões para o setor público federal; contra R$ 6,9 bilhões registrados durante todo o ano passado. Ainda de acordo com a reportagem, o montante negociado nesse ano representa 25% do total de compras realizadas pelo governo federal. O indicativo de crescimento é ainda mais significativo se comparado a 2002, quando apenas 11% das transações do setor público federal eram realizadas com as MPE; o que representa, em 9 anos, um aumento de 300%.
Segundo o Exame.Com, o secretário Delfino Natal de Sousa também destacou que ainda há espaço para incrementar a participação das pequenas e médias empresas no fornecimento de produtos e serviços para o setor público. Para ele, o principal benefício da intensificação dessa relação comercial é o fortalecimento do mercado interno.
Em declaração prestada à reportagem, o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick, também faz uma análise positiva, destacando que a necessidade de ajuste dos produtos e serviços às exigências das licitações eleva a qualidade e a competitividade das empresas. “O desenvolvimento das MPE é importante porque apesar de representar 99% das empresas do país, elas significam pouco mais de 20% do PIB. Se a gente quer mudar esse perfil, precisamos dar mais espaço para a economia dos pequenos”, afirma.
Com informações do Exame.Com