Você já parou para se perguntar, “qual é o diferencial da sua empresa, e qual a estratégia do negócio?”. Bom, se sua resposta é não, então este é um bom momento para começar a mobilizar-se.
É impossível prosperar em qualquer área se você não conhece seu mercado consumidor, e se não segmenta seu público para entendê-lo e, assim, criar e oferecer exatamente aquilo o que eles precisam e esperam.
No entanto, também de nada adianta você conhecer seus clientes e não usar a criatividade para instituir uma marca que é vista de forma diferenciada, e que vende soluções que ninguém no mercado tem.
O posicionamento é a ação de criar produtos, serviços e construir uma imagem de marca para ocupar um lugar exclusivo na mente dos consumidores.
Ao definir uma estratégia de posicionamento, você irá mostrar a essência da sua marca, quais objetivos você ajuda seu público a alcançar, e faz de maneira completamente característica.
Isso é o que define seu fator de diferenciação das grandes marcas do mercado!
E é justamente sobre isso que vamos falar nesse artigo. Portanto, se esse assunto parece interessante para você, continue a leitura!
O que você vai encontrar neste blog:
TogglePorque investir na estratégia do negócio?
Pense por um momento: quantas marcas de caneta você conhece? E de esponjas para lavar louças?
Você provavelmente pensou em muitas delas e, possivelmente, apenas nas mais populares do mercado.
Mas, em algum momento já parou para se perguntar por quê você lembra das canetas BIC e da esponja Bombril? Muito provavelmente, isso está relacionado com a estratégia do negócio de cada uma dessas empresas.
Cada um desses exemplos de produtos citados acima servem para o mesmo propósito que seus respectivos concorrentes, e possuem características muito semelhantes – senão iguais- aos produtos da sua categoria.
E por que algumas pessoas optam por comprar exclusivamente dessas marcas, e não de outras similares? É simples: elas se identificam com os valores da marca, que são diferentes das demais empresas do mercado.
Diferentes. Nem superiores, nem inferiores. Mas acabam tornando-se os melhores na mente de seus consumidores.
O fator de diferenciação é o conjunto de características (não necessariamente físicas) que fazem com que a oferta de uma empresa para outra não seja a mesma e, dificilmente, serão copiados.
A diferenciação precisa partir da missão da empresa
A missão é o que responde algumas das perguntas mais fundamentais: qual é a estratégia do negócio? Qual seu propósito maior e a quem ela se destina? E essa é a parte mais importante do planejamento estratégico de um negócio.
Para definir a missão da sua empresa com sabedoria, é interessante que se responda a três questões básicas:
- Por que a empresa existe?
- O que a empresa faz?
- Para quem?
A missão de uma empresa pode ser resumida em um parágrafo, uma linha ou até mesmo em poucas palavras. É indispensável para sua missão:
- Ser original e refletir com verdade a personalidade da sua marca;
- Fazer sentido durante o percurso;
- Ser memorável. Portanto, quanto mais simples e objetiva, melhor.
Você precisa fazer com que as pessoas a entendam o porquê você faz o que faz. Caso você ainda não tenha uma missão, busque criá-la e assuma o compromisso de manter-se fiel a ela.
Não crie uma missão fictícia somente porque irá vender melhor sua marca, mas escolha com sinceridade algo que acredita e que reflete quem você é como pessoa, afinal, a sua marca é uma extensão da sua personalidade.
Estratégia do negócio, missão e modelo em sintonia
Com a estratégia do negócio e missão definidas, olhamos para o modelo de negócio: todos os conceitos estão em harmonia?
Muitas vezes, a estratégia requer custos inviáveis para a realidade da empresa. Precisamos contar, portanto, com a flexibilidade para fazer ajustes e correções necessárias.
Aqui temos uma semelhança: estratégia do negócio e modelo precisam ser maleáveis e mutáveis para acompanhar as mudanças do mercado, hábitos de consumo e expectativas da própria companhia. E esse processo é contínuo e permanente.
Ao responder de forma completa, cada um dos questionamentos propostos nesse artigo, você terá a base do seu Plano de Negócios e as diretrizes para a montagem do seu planejamento estratégico.
É preciso ter uma boa noção de todo o propósito do negócio e de tudo o que está envolvido em sua construção.
Estas informações te ajudarão não apenas a definir seu negócio, mas também a compreender qual a dinâmica dele, podendo traçar alguns cenários para que possa dar os passos seguintes de forma mais firme.
O mais importante de tudo é conhecer seu público e prestar atenção se você realmente está fazendo tudo que é possível para proporcionar a melhor experiência para seus clientes. Isso também faz parte de “construir” a sua marca, e tornar-se um destaque dentre as demais!