Me diz se isso já passou pela sua mente: abrir uma tela em seu computador e checar como está fluindo o desempenho das principais áreas e atividades da sua empresa, e tudo isso em tempo real? Então preciso te dizer que um dashboard de indicadores de desempenho faz exatamente isso e, com esse artigo, você saberá como. Continue lendo!
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleIndicadores de desempenho (ou KPI’s)
Antes de entrarmos em detalhe sobre o que são os dashboards, vamos relembrar o que são os indicadores de desempenho e quais as suas funções dentro de uma organização:
Os indicadores de desempenho (ou KPI’s – Key Performance Indicators) são métricas que quantificam a execução de ações em uma organização, com a finalidade de monitorar toda a jornada da empresa, na busca de seus objetivos estratégicos.
Os indicadores de desempenho precisam ser tratados com bastante cuidado em suas definições por parte da empresa. Eles são criados para serem mensurados, e monitorados por período indeterminado. Deste modo, os indicadores geram dados históricos, que caracterizam materiais valiosos para a análise de dados. Agora que já relembramos dos KPI’s, vamos entrar no tema principal!
O que é um dashboard de indicadores de desempenho?
O dashboard de indicadores de desempenho é uma ferramenta que permite o monitoramento, em tempo real, das etapas e do desenvolvimento de todos os projetos. Por ele, os líderes e colaboradores têm acesso, de forma nítida e direta, a dados e informações que estão diretamente ligadas à gestão e performance da empresa.
É importante que o dashboard seja em um local em que todos da empresa tenham fácil visualização, para que saibam o que está dando certo e o que não está, e a partir disso, fazer as modificações que forem necessárias para atingir os objetivos que de antemão já foram estabelecidos.
A ideia é compartilhar indicadores que medem o desempenho de diferentes processos, deixando claro o que realmente importa para a gestão. Essa ferramenta também é capaz de promover o engajamento entre seus colaboradores e uma otimização de tempo, mantendo todos focados em alcançar performances cada vez mais acertadas.
Quais são os benefícios do dashboard de indicadores de desempenho?
Uma das grandes vantagens de ter todas as informações sobre o desempenho da empresa em uma única tela, é que você pode acompanhar como os objetivos menores têm contribuído com os mais relevantes. Pelo dashboard de indicadores de desempenho, é possível saber como o desenvolvimento de uma área específica exerce impacto no desempenho da organização de modo geral. E isso pode auxiliar, por exemplo, na identificação de determinados problemas, além de trazer clareza sobre como aprimorar sua metas e estratégias de negócio para atingir um alto nível de desempenho.
Vamos imaginar, por exemplo, que a sua empresa deseja ter um aumento de lucros anuais em 30%. Enquanto isso, sua equipe foi informada de que foi estabelecida uma meta mensal de 40 vendas do novo produto. A maior parte da equipe está atingindo a meta, mas seus lucros ainda estão estagnados. Ao checar o dashboard de indicadores, você consegue ver com clareza que a taxa de clientes que compram o seu produto está em decadência mais uma vez, afetando diretamente seus lucros.
Desta forma, então, você chega à conclusão que sua equipe está demasiadamente focada em novas vendas, ao invés de priorizarem o relacionamento com clientes existentes. Nesse caso, é importante que estratégias de fidelização sejam adotadas para não perder o nível.
Como criar um dashboard de indicadores de desempenho
Para ajudar você, selecionamos algumas das principais etapas na criação de um dashboard funcional e objetivo. Confira!
1. Defina os indicadores que serão utilizados
O ideal é que você saiba escolher bem os KPI’s, e evite os que são muito complexos ou difíceis de monitorar. Além disso, é necessário que eles estejam bem alinhados aos objetivos da organização.
2. Escolha qual o tipo do seu dashboard
Com os KPI’s em mãos, é hora de definir qual vai ser o tipo do seu dashboard, podendo haver 3 opções: operacional, estratégico e analítico.
3. Utilize gráficos de forma adequada
A maneira com que você representa os dados de determinado indicador interfere diretamente em sua interpretação. Se você, por exemplo, estiver comparando dois indicadores com base no histórico de cada um, talvez seja mais adequado utilizar gráficos de barras ou de linhas em vez daqueles estilo “pizza”.
4. Atente-se quanto à escolha de cores
Preste bastante atenção nas cores que você vai utilizar no seu dashboard. Cores fortes demais e muito chamativas podem cansar quem estiver vendo, e o dashboard pode acabar sendo pouco utilizado. Opte sempre por um visual mais clean e menos carregado de elementos desnecessários.
5. Não se esqueça de incluir alertas no seu dashboard
Ao construir o seu dashboard, configure-o para que ele sinalize quando algum indicador estiver muito distante do resultado esperado, ou quando alguma meta for alcançada. O uso de alertas irá demonstrar a necessidade de tomar alguma atitude mais emergencial, mesmo quando você ou algum outro colaborador estiverem mais dispersos.
Revise, ajuste e repita processos
À medida em que os ambientes de negócios mudam, ao longo do tempo, as organizações precisam adaptar-se e ajustar-se, e com os dashboards de KPI’s isso não é diferente. Trata-se de um ciclo contínuo de revisão, ajuste e repetição de processos, e revisões regulares são uma ótima maneira de evitar que seus dashboards sejam deixados de lado.
Esperamos que este artigo tenha te ajudado, esclarecido suas ideias e dado um norte de como criar um dashboard adequado à sua empresa e suas metas e acreditamos que nosso artigo sobre como criar uma cultura de acompanhamento de KPI’s também irá te ajudar muito. Dashboards são ferramentas essenciais para aprimorar a gestão na sua empresa, não deixe de usá-los!