Gerir uma empresa é mais do que simplesmente “tocar” o negócio. É ter uma visão de futuro, saber onde se está e onde se pretende chegar, dando passos pequenos, mas avançando sempre rumo a uma situação mais rentável e competitiva. Nessa jornada, adotar um modelo de gestão que seja adequado ao perfil da sua empresa ou ainda que promova uma verdadeira transformação na maneira com que as coisas são feitas, é imprescindível para que você tenha formas de planejar, controlar e coordenar as ações para que elas gerem mais e melhores resultados. Por esse motivo, no artigo de hoje falaremos sobre quatro modelos de gestão que podem contribuir para a melhoria efetiva do seu negócio, trazendo benefícios como maior produtividade, engajamento e rentabilidade para a sua empresa.
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleBSC: Balance Scorecard
Mais conhecido no mercado e com milhares de empresas adeptas, o BSC é uma metodologia de gestão que prioriza a competitividade da empresa, dividindo-a em quatro perspectivas principais: financeira, clientes (internos e externos), processos e conhecimento organizacional. Cada uma dessas perspectivas é desmembrada em objetivos e metas que servem para nortear as ações da empresa. Para ter certeza de que os objetivos estão sendo alcançados, são identificados indicadores de desempenho que medem a performance da organização em todas as perspectivas .
A implantação eficiente do Balance Scorecard na sua empresa depende de conhecer a fundo o cenário atual do seu negócio e promover uma comunicação transparente em todos os níveis organizacionais, visando dar sentido à ação de cada funcionário para o atingimento dos objetivos globais da empresa, listados no planejamento estratégico.
GPD – Gerenciamento por Diretrizes
Uma interessante metodologia de gestão que envolve absolutamente todos os funcionários da empresa é o GPD, ou Gerenciamento por Diretrizes. Nesta metodologia, são estabelecidos os objetivos de negócio e a partir daí são definidas diretrizes para cada nível hierárquico da organização, chegando até o operacional. O GPD tem como principal objetivo implementar uma cultura de resultados na empresa, onde cada funcionário conhece o impacto das suas ações para o todo e contribui para os resultados de acordo com a sua função.
Ao implementar o GPD na sua empresa você gera maior engajamento dos funcionários, pois estes se sentem responsáveis pelos objetivos da empresa tanto quanto os gestores. Também facilita a identificação de falhas de gestão e pode corrigi-las num curto espaço de tempo, já que o planejamento do GPD é feito em ciclos de 12 meses.
OKR – Objetivos e indicadores de resultados
Para saber se a sua gestão é eficaz, o melhor a fazer é medir os resultados, e a metodologia OKR está baseada justamente nessa premissa. Desenvolvendo uma cultura voltada a resultados, a metodologia OKR estabelece objetivos secundários que dão suporte aos objetivos de negócio, direcionando a equipe para a execução de atividades estratégicas.
Diferentemente das demais metodologias de gestão, a OKR envolve todos os funcionários na identificação de objetivos, o que aumenta a sesação de maior envolvimento com a empresa . Com metas e indicadores negociados com a gestão ao invés de impostos, a equipe se sente mais comprometida com os resultados, melhorando o desempenho geral da empresa.
VBM – Gestão por Valor
Gerar valor para o negócio é, sem dúvida, um dos objetivos primordiais de todo empreendedor, mas nem sempre se sabe como estimular os funcionários a perseguirem esse objetivo. A metodologia VBM é uma maneira de se conquistar essa cultura na empresa, já que ela está baseada na meritocracia. Gestores que geram mais valor para a empresa são recompensados com porcentagens sobre este valor, o que coloca todos como potenciais competidores internos.
É óbvio que é possível gerar valor de diversas formas para uma organização, mas no modelo VBM o que mede o sucesso de um gestor são os indicadores financeiros que ele gera, como lucratividade, retorno sobre o investimento (ROI) e valor econômico adicionado (EVA).
Como você pode perceber, nenhuma das metodologias de gestão apresentadas é completa, pois cada uma está focada em determinado aspecto do negócio. Contudo, para manter sua empresa mais competitiva e alinhada às exigências do mercado, é possível combinar duas ou mais destas metodologias de gestão e assim obter um sistema de gestão completo e focado em resultados.