A diferença entre os conceitos de formulação estratégica e planejamento estratégico são um dos temas em pauta no Fórum HSM Estratégia 2012, programado para os dias 22 e 23 de maio em São Paulo. O assunto será um dos enfoques da palestra de Vicente Falconi, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais e considerado um dos maiores consultores de gestão do Brasil; com conceitos aplicados em empresas do porte da AMBEV, Petrobras, Vale e Usiminas.
De acordo com reportagem do portal HSM sobre o tema, Falconi defende que a busca por maior eficiência em gestão não deve perder de vista o conceito de método. “Você gerencia para conseguir resultados e, sabendo o caminho, será uma gestão muito melhor. O problema é que as pessoas usam as ferramentas de gestão sem usar um método e aí a coisa se atrapalha. Esse é o segredo da história”, menciona, na matéria do HSM.com.
Na análise de Falconi, antes de traçar uma meta, é preciso ter um método que seja aplicado para defini-la. Uma etapa que envolve levantamento de fatos e dados, cruzamentos, análise e discussões. Isso é o que vai dar origem, conforme a visão do especialista expressa pela matéria do HSM, ao plano de ação; outro momento fundamental para que a empresa atinja os resultados esperados e que exige atenção do gestor.
“O executivo propõe um plano de ação e acha que o simples fato de ele existir já garante tudo; ele vai descansar, achando que os outros vão executar o plano. Esse gestor se esquece de que tem de ficar em cima das pessoas, acompanhando ação por ação, para que possa haver segurança”, alerta.
Se depois de todo esse trabalho, estiver pintado um cenário positivo; com metas executadas, o conselho do expert é partir para a padronização dos procedimentos, que abrange treinamento das equipes e registro das atividades. No caso de um resultado negativo, como aponta Vicente Falconi, o caminho é rever a sequência do método, descobrir o que está errado e aplicar medidas corretivas; já que, como afirma o especialista ao portal HSM, “método é sinônimo de garra, é vencer nossa tendência natural de procrastinação”.
Com informações do Portal HSM