A ligação entre as áreas estratégica e de projetos é fundamental e precisa ser corretamente trabalhada pelas empresas quando se visa excelência em gestão. Esse é um dos quesitos que norteia a proposta do modelo de maturidade em gestão que vem sendo desenvolvido pela Stratec. “Os bons projetos são uma forma de garantir resultados, mas precisam se apoiar na estratégia para que a empresa tenha consciência do motivo pelo qual eles estão sendo executados”, garante o diretor executivo da Stratec.
Prosseguindo sua análise, Guilherme Barbassa afirma que boa gestão de projetos garante as grandes viradas estratégicas corporativas; é o elemento que dá vida ao planejamento estratégico, evitando que ele se transforme num documento de gaveta; mas exige direcionamento adequado.
“O erro que muitas empresas cometem é remeter esforço para a gestão de projetos, esquecendo da gestão estratégica. O risco disso é se aprimorar na direção errada. Porque a gestão de projetos gera eficiência na execução, mas não serve para analisar a conveniência do projeto. Esse papel é da estratégia e ela determina a correção de rumos da gestão de projetos por ser o fator que orienta e fundamenta a existência de elementos operacionais”, completa.
A partir dessa visão de integração entre os setores corporativos tendo em vista a busca de excelência e eficiência em gestão, o diretor executivo da Stratec aponta a escolha equilibrada de metodologias como outra condição fundamental. “Essa aposta muito alta que algumas empresas fazem na gestão de projetos determina outra opção equivocada. Os gestores, muitas vezes, optam por metodologias altamente avançadas de acompanhamento dos projetos que podem nem ser necessárias para o tipo de atividade que nasce do plano estratégico. É preciso uma visão de equilíbrio para não usar canhão para matar formiga”, alerta.
Com o know how conceitual em gestão corporativa e a ampla experiência no atendimento das demandas do mercado, a Stratec aposta no oferecimento de soluções completas. Um trabalho que também norteia a visão de maturidade organizacional na busca por um modelo de excelência em gestão que dá base ao projeto pensado pela empresa.