A tendência global de inserção da Inteligência Artificial nos cenários empresariais finalmente chegou às empresas. A adoção da tecnologia passou a alterar as estratégias de atuação e também nos modelos de negócios das instituições, com objetivos que vão de entretenimento à negócios, e surpreendem quem experimenta.
Mas o que tudo isso tem a ver com gestão empresarial? Tudo, ou, no mínimo, pode ser um bom instrumento para auxiliar as organizações na construção de cenários positivos. O uso dessa tecnologia em diversas áreas da corporação pode influenciar diretamente nas finanças, como o auxílio na Gestão Orçamentária com o uso do Business Intelligence. Saiba como tornar a Inteligência Artificial uma importante aliada da Gestão Empresarial!
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleO que é Inteligência Artificial (IA)?
É uma área da ciência da computação, onde algoritmos (modelos matemáticos) executam tarefas de forma semelhante ao comportamento humano. Basicamente, funciona a partir de um computador que é programado para aprender.
Inicialmente ele é “treinado” por técnicos para resolver alguns problemas específicos, e previamente definidos. Dependendo da programação, a interação com o ser humano, como novas perguntas e novas respostas, faz com que a máquina continue aprendendo e ampliando sua capacidade de solucionar questões.
No geral, sistemas de IA seguem quatro propriedades básicas:
- aprendem continuamente a cada interação com novos dados
- compreendem diversos tipos de informação: textos, imagens, sons
- interagem em linguagem natural, ou seja, enxergam, falam, escutam
- conseguem interpretar ideias e elaborar hipóteses, isto é, raciocinam.
Como a inteligência artificial pode impactar nos meus resultados?
Com tantas vantagens, a inteligência artificial têm mudado a maneira de se fazer negócios. Levando em consideração que o ser humano aproveitou apenas uma pequena parte, e não todo o potencial dessa tecnologia, a tendência é que, daqui em diante, as mudanças sejam ainda mais aceleradas e intensas.
Além disso, as organizações conseguem reduzir custos e delegar à seus colaboradores tarefas mais criativas e desafiadoras, que trarão mais retorno aos negócios. Ao deixar as atividades repetitivas sob responsabilidade de máquinas, as empresas podem usar o tempo dos trabalhadores de forma mais inteligente, o que contribuirá no aumento de produtividade, promovendo bons resultados.
Por onde começar a implementação de IA na sua empresa
Por fim, a Inteligência Artificial vem, sem dúvidas, para agregar valor às empresas. Sendo assim, o primeiro passo para que essa ferramenta seja bem utilizada, é revisar os processos da organização e identificar possíveis aberturas e setores onde é possível associar sistemas que auxiliem na maximização de lucros e redução de custos.
Depois de fazer esta avaliação, estabeleça prioridades e identifique “onde a situação é mais crítica?” mas, caso não haja emergência alguma em nenhum setor específico, é recomendado que se comece essa mudança a partir das áreas diretamente ligadas ao setor financeiro. Faça o exercício de pensar onde a Inteligência Artificial pode servir no seu negócio, e auxiliando na boa gestão da sua empresa.
Agora que você já está por dentro do que é IA, que tal colocar tudo o que aprendeu em prática? Avalie, com cautela, as necessidades da sua empresa e estude bem as aplicações de tecnologia. Desta forma, sua organização estará sempre atualizada e pronta para entrar na competição em alto nível no mercado!