Você já deve ter ouvido falar sobre os indicadores de desempenho, ou perfomance. Para que uma empresa tenha sucesso e cresça, de forma saudável, é essencial acompanhar constantemente os resultados.
É nesse momento que você pode contar com os indicadores de desempenho. Eles são métricas que facilitam essas análises. Ou seja, eles utilizam dados quantitativos que servem para nortear os gestores na tomada de decisões mais estratégicas e eficientes.
Por isso, entender mais sobre eles, seus tipos e vantagens é fundamental para conseguir realizar uma avaliação mais qualitativa e acompanhar os resultados de forma mais segura. Continue a leitura para entender melhor.
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleO que são indicadores de desempenho?
Os indicadores de desempenho, conhecidos também como indicadores de performance ou indicador-chave de desempenho (KPI), são um conjunto de métricas utilizadas pelas empresas para medir e acompanhar, não só a efetividade das ações, mas principalmente, seus resultados.
É comum acreditar que eles servem apenas para medir os resultados de lucratividade de uma organização. Mas, eles vão além disso. Eles são importantes em todas as áreas da empresa, visto que seu objetivo é acompanhar o desempenho das ações propostas em planejamento para atingir determinadas metas.
Ou seja, os indicadores de desempenho servem para avaliar e compreender o sucesso das ações planejadas pela empresa. Ele serve como um direcionamento para que, caso necessário, o gestor mude os planos para que a meta seja atingida.
Isso porque quando são utilizados, eles ajudam a identificar e mensurar os erros e acertos da empresa, redirecionando as estratégias sempre que necessário. Os indicadores podem ser pré-definidos, utilizando como base modelos já existentes, ou personalizados.
O ideal é que sejam considerados aqueles indicadores que realmente atendam a necessidade da empresa. Eles precisam ser medidos de forma singular para atingir os melhores resultados.
Aqui na Actio você encontra o software ideal para a sua empresa alavancar os resultados.
Vantagens
Ao implementar os indicadores de desempenho na sua empresa você consegue, por exemplo:
- Maior produtividade;
- Mais assertividade nos processos;
- Reduzir significativamente os custos;
- Aumento de vendas;
- E muito mais!
Qual a importância dos indicadores para uma empresa?
Os indicadores de desempenho são essenciais para as empresas porque ajudam a rastrear e identificar possíveis falhas ou riscos com base em dados assertivos. Com isso, acabam fornecendo direções para que a tomada de decisão seja mais assertiva, tanto para resolver o problema, quanto para melhorias de processo.
Ou seja, os indicadores são uma ferramenta importante para analisar e mensurar as ações e atividades que acontecem dentro da empresa. Tudo com base em números, estatísticas e gráficos para que os gestores evitem os achismos e tomem decisões baseadas em informações concretas.
Pode-se dizer que os indicadores de desempenho servem como uma ferramenta de gestão, tanto para riscos, quanto para desempenho e estratégia. Já que englobam diversos aspectos organizacionais.
Quais os principais tipos de indicadores de desempenho?
Existem atualmente cerca de 13 indicadores de desempenho que podem ser utilizados em uma empresa. Cada um deles tem uma característica e função específica, contribuindo positivamente para a organização atingir seus objetivos de forma estratégica e segura.
Abaixo separamos quais são eles e como são utilizados. Confira.
Lucratividade
O mais comum e utilizado pelas empresas. Esse indicador pode ser mensurado de diferentes formas, tanto de maneira percentual ou nominal, incluindo os cálculos de lucratividade operacional, margens de contribuição e, também, ativos, sejam eles intangíveis ou tangíveis.
A mensuração deste tipo de indicador de desempenho serve para acompanhar e entender se a empresa alcançou ou melhorou os resultados esperados em determinado período. Mas, avaliar apenas a lucratividade da empresa pode ser um problema.
O ideal é que esse indicador ajude a compreender não só os lucros obtidos em determinado período, mas também, a saúde financeira geral do negócio. Assim, os gestores conseguem evitar momentos de crise por conta de dívidas ou prejuízos financeiros.
O módulo Matriz Orçamentária desenvolvido pela Actio, por exemplo, ajuda a sua empresa a alcançar as metas de receitas e despesas com uma gestão eficiente de orçamento.
Eficácia ou satisfação
Esse indicador é o mais utilizado quando o objetivo é mensurar e compreender a satisfação dos clientes, com base na eficácia das ações de comunicação realizadas. Com ele é possível entender se o cliente recomendaria o seu produto ou serviço, se voltaria a comprar novamente, se gostou ou não do atendimento, entre outros pontos.
Os resultados podem ser obtidos por meio de pesquisas, e-mails, avaliações na internet. Um bom exemplo desse tipo de indicador são as pesquisas NPS, ela é composta por perguntas que possuem respostas em escalas, como “Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você voltar a comprar com a nossa empresa?”
As respostas ajudam a identificar a assertividade da solução ofertada, além de servir como insights para a melhorar ainda mais a experiência do cliente.
Ticket médio
O indicador de desempenho ticket médio é o mais presente na área de vendas. Isso porque ele é específico para entender e mensurar as atividades e dinâmicas desse setor. Com ele você consegue identificar, por exemplo, quais são os clientes mais ativos e comparar os resultados com os de outros clientes.
Assim, você pode oferecer atendimento personalizado para cada cliente, tornando a experiência melhor e mais eficientes para que cada um deles se mantenham fiéis.
Turnover
O turnover é um grande problema para as empresas e pode acontecer por diversos motivos. Entre os principais estão a desvalorização dos profissionais, problemas na liderança, falta de incentivos, cultura organizacional não definida o suficiente para manter os colaboradores, entre outros.
São questões internas que fazem com que os talentos acabem buscando novas oportunidades, podendo afetar os processos da empresa. Para evitá-lo é utilizado o indicador de turnover.
Seu objetivo é mensurar o número de demissões e admissões em um período pré-determinado. Quanto os resultados apresentados são altos, significa que existem problemas internos que precisam resolvidos.
Isso contribui tanto para manter os colaboradores, quanto para atrair novos talentos.
Produtividade ou desempenho individual
Os indicadores de produtividade ou desempenho individual, servem para mensurar como os colaboradores estão se saindo em suas atividades do dia a dia e entregas. Quando os dados avaliados estão abaixo da média, significa que algo está acontecendo.
Na maioria das vezes, a queda de produtividade está relacionada tanto a desmotivação quanto a falta de recursos para que as atividades sejam realizadas. Em ambos os casos, o indicador de desempenho ajuda a contornar a situação para que os índices voltem a se elevar, melhorando os resultados dos time e da empresa.
O Lift by Actio, por exemplo, ajuda a sua empresa a descomplicar a gestão de desempenho. Com funcionalidades específicas para a área de Gente e Gestão.
ROI
Bastante conhecido pelas organizações, o Retorno sobre Investimento é um indicador que permite entender o resultado que determinada ação, seja ela parte de uma campanha ou estratégia, conseguiu atingir.
Com ele os gestores conseguem informações sobre quais os investimentos realizados foram assertivos e quais precisam ser analisados com mais cuidado. Além disso, o ROI oferece uma visão mais abrangente sobre as receitas e custos.
Custo por lead
Apesar de não parecer, o custo por lead é sim um indicador de desempenho. Muito comum na área de marketing, ele ajuda a entender o quanto a empresa gasta para conquistar um novo lead.
Esse indicador mostra a eficiência das campanhas de marketing realizadas pela empresa. Quando está muito alto o valor do custo, significa que o público não está tão engajado.
Estoque
Sim, existe um indicador de desempenho especifico para avaliar o giro de estoque das empresas. Ele mensura o fluxo de entrada e saída dos produtos, oferecendo uma visão mais ampla de quais são mais vendidos e quais possuem baixa adesão.
Dessa forma, sua empresa consegue maior eficiência e assertividade não só na hora de determinar os prazos de reposição, mas também, no momento de criar estratégias de vendas para os produtos com baixa adesão.
Qualidade de processo
Os indicadores de desempenho voltados para a qualidade nos processos ajudam a compreender melhor a dinâmica de produção. Com isso, oferece uma visão mais abrangente e insights valiosos para garantir a melhoria de processos fundamental para atingir resultados cada vez mais satisfatórios.
Estratégia
A estratégia, assim como o planejamento, é parte vital de uma empresa. Da mesma forma, monitorá-las é essencial para garantir que os objetivos e metas serão atingidos. Afinal, de nada adianta criar diversas ações se elas não forem estratégicas e com valor significativo.
Um indicador de desempenho estratégico te ajuda a entender o que é necessário para que as ações propostas se tornem de fato realizadas, ajudando a empresa a atingir novos resultados para impulsionar o crescimento.
Com o Tune by Actio, você conduz a performance da sua empresa de forma estratégica, atingindo resultados imensuráveis.
Eficiência
Muito semelhante ao indicador de estratégia, o indicador de eficiência é utilizado para mensurar especificamente a capacidade da empresa e das equipes de atuarem de forma correta, com base nas metas estabelecidas.
Isso quer dizer que, sua função é avaliar se as metas estão sendo realmente cumpridas com base no que foi planejado. Esse indicador, apresenta também, informações sobre a cooperação e foco das equipes, os gastos e recursos utilizados para que tudo se concretize.
É possível ainda observar o que já foi feito em épocas anteriores e traçar ações mais direcionadas e personalizadas para cada área atingir seus objetivos.
Aumento de vendas
Por fim, estão os indicadores de desempenho que ajudam a entender o aumento das vendas concretizadas da empresa. Esse indicador mensura as taxas de conversão e de sucesso para entender se as ações de vendas estão oferecendo realmente resultados satisfatórios.
É possível criar novos indicadores de desempenho?
Sim, é possível criar indicadores de desempenho para as necessidades da sua empresa. Se os modelos disponibilizados ainda não suprem as necessidades de análise da sua organização, não se preocupe, você pode desenvolver uma opção mais personalizada.
Mas, para isso, é importante se atentar a alguns pontos. O principal deles é ter objetivos e metas muito bem definidas, com base no segmento e cenários econômicos, sociais e políticos atuais.
Além disso, é essencial considerar as particularidades do time e suas características. A metodologia OKR, por exemplo, é uma das facilitadoras na criação e definição de novos indicadores de desempenho.
Erros comuns na hora de escolher indicadores de desempenho para sua empresa
Mesmo que os indicadores de desempenho sejam ferramentas intuitivas, é importante saber defini-los. Afinal, eles precisam fornecer os dados reais para que as ações sejam as mais assertivas possíveis.
Confira quais são os erros mais comuns nesse momento para evitá-los e atingir resultados adequados:
Escolher as métricas mais fáceis: alguns indicadores de desempenho são mais simples que outros, mas isso não deve ser o principal fator de escolha. O esforço deve ser baseado nos objetivos e não na facilidade de análise.
Não ter objetivos bem definidos: um dos principais erros e que mais atrapalha os gestores é não ter os objetivos bem planejados. Sem isso, fica difícil determinar o melhor indicador para acompanhar e mensurar os resultados.
Usar indicadores de desempenho para mensurar tarefas: a função dos indicadores é garantir que as metas sejam alcançadas. Por isso, acabam sendo confundidos como avaliadores que medem as ações, o que não é o caso. Porque dessa forma, eles não apresentam os resultados necessários para garantir a efetividade ou traçar novas metas.
Não considerar a equipe na hora de escolher o indicador: é comum que os gestores fiquem muito envolvidos e focados em atingir as metas, acabando por esquecer o ponto-chave para que isso aconteça, a equipe. Para que os resultados sejam de fato alcançados e os indicadores utilizados de forma certa, é importante envolver o time.
Ao se atentar a esses pontos, lembre-se que não existem indicadores perfeitos. Cada um deles vai ajudar sua empresa em um determinado quesito, mas podem e devem ser trocados se houver a necessidade.
Como a Actio te ajuda a analisar e escolher os melhores indicadores de desempenho
Para que a sua empresa otimize e garanta indicadores de desempenho mais eficientes, é essencial contar com soluções para que a gestão inclua e aproveite a análise dos dados de forma correta.
Na Actio você encontra soluções que te ajudam a alcançar esses resultados. Todos os softwares desenvolvidos pela nossa empresa permitem que você crie, acompanhe e monitore a evolução das ações.
Com a Actio você tem tudo o que precisa para atingir seus objetivos. Seja para evitar riscos, com o Belt, reconhecer o desempenho das equipes e bonificá-las de forma adequada, ou até mesmo gerenciar estrategicamente sua empresa.
Aqui você encontra o sistema perfeito para elevar os resultados do seu negócio e ir além. Entre em contato e conheça!