Gerenciar projetos requer organização para atuar de forma a atingir os objetivos determinados, com a qualidade esperada, obedecendo a um cronograma e seguindo o planejamento de custos. Tudo isso fica mais fácil, quando o sistema de gerenciamento de projetos é conciliado a um software de gestão estratégica, pois tudo pode ser visualizado e controlado em uma só ferramenta, facilitando o monitoramento e a tomada de decisão.
Muitas empresas utilizam o Enterprise Project Management ou somente o Microsoft Project para controlar seus projetos. Esses softwares podem ser facilmente integrados ao Gestão Estratégica, software da Stratec. Segundo Eduardo Costa Ribeiro, diretor de tecnologia da empresa, o software da Stratec já faz integração com o EPM da Microsoft há algum tempo. “A integração é realizada através da disponibilização da base de dados da carteira de projetos do cliente no EPM, os quais são importados para o GE”, explica. Segundo Ribeiro, a integração é realizada, na maioria das vezes, de forma automatizada, sem gerar retrabalho para a empresa.
Helineida Ferreira Silva Gonçalves, analista de informática do Tribunal Superior do Trabalho, participou da integração dos dois sistemas no órgão onde atua. “Tínhamos uma demanda para integração dos projetos de TI com a estratégia geral da área. Nós já possuímos o EPM que gerenciava a carteira de TI como um todo, e com a implantação do software Gestão Estratégica, tivemos que fazer a integração para permitir a visualização do grau de realização dos projetos e para facilitar o gerenciamento”, conta.
Segundo Helineida, o processo de alimentação dos softwares no TST ainda não é automático, mas existem processos dentro da organização que são seguidos para manter ambos atualizados. “A gente tem uma rotina que foi desenvolvida pela Stratec, e a gente executa regularmente para atualizar o sistema. Não é feito todos os dias, é feito a cada 3 meses”, conta.
Para Helineida a integração trouxe mais facilidade no momento de gerar informação para tomada de decisão e para verificar o andamento dos projetos. “Agora conseguimos acompanhar a execução dos projetos em uma única ferramenta. Ficou bem mais prático”, comemora.
Ribeiro ainda ressalta que, com a integração, é possível ir além da gestão de projetos: “Os dados importados possibilitam que o cliente visualize as informações disponibilizadas pelo EPM de forma integrada ao seu sistema de gestão estratégica, identificando impactos em objetivos estratégicos e metas. Com isso, reforça seu processo de gestão, incluindo não somente o acompanhamento da execução das ações, mas também os resultados organizacionais que dependem dessas ações ou projetos”, diz
Você sabia que além de ser integrável, o software Gestão Estratégica também tem um módulo de Gestão de Projetos? Clique aqui e saiba mais.