Em tempos de mercado globalizado, muito se houve falar das empresas gigantes surgidas, inclusive, de fusões e incorporações milionárias que geram negócios mundiais. Nesse contexto, o pequeno empresário que, por exemplo, conduz um negócio de abrangência local precisa definir boas estratégias para enfrentar a concorrência das grandes empresas.
Mas como é possível estar preparado para sobreviver? O Portal Exame.Com aponta saídas na seção “Dicas de Especialista”. Para o professor do departamento de Mercadologia da FGV-EAESP, Maurício Morgado, ouvido pela reportagem, antes de mais nada, é necessário apostar na diferenciação. E ela pode estar nos mínimos detalhes como entregar a pizza mais quente da região, por exemplo. Por sinal, o especialista também considera que investir em serviços de capricho e personalizados é fundamental.
Na opinião de Morgado, aproveitar a relação bastante próxima com os clientes é uma estratégia que dá certo. Nos pequenos negócios, é mais simples conhecer os gostos e necessidades de quem é atendido e cultivar o relacionamento com os fregueses, com um atendimento mais personalizado. Por fim, o professor menciona o contato direto com a realidade local como uma importante vantagem competitiva. De acordo com o especialista, grandes companhias tem dificuldade em entender o comportamento de consumidores de uma praça recém-atingida, enquanto o empresário local já domina esse panorama cultural, sabendo se movimentar nele.
Com informações do Portal Exame