Uma etapa importante da formulação estratégica – processo que origina o planejamento estratégico corporativo – é o levantamento de fatores externos à organização que podem impactar negativamente a gestão. Para o diretor executivo da Stratec, Guilherme Barbassa, essa preocupação é expressa em ferramentas como a reconhecida “análise SWOT”; metodologia focada na avaliação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e que serve para posicionar ou verificar a posição estratégica da organização em seu ambiente de atuação. “Um dos pontos fundamentais dessa metodologia é justamente a análise de aspectos do cenário que podem comprometer a vantagem competitiva da empresa e precisam ser observados no contexto das decisões estratégicas”, afirma.
Dentre os fatores comumente associados a esse risco, Guilherme Barbassa cita as mudanças cambiais e nas taxas de juros, bem como alterações de regulamentação e a entrada de novos players no mercado. Como também destaca o diretor executivo da Stratec é justamente visando facilitar a análise desses potenciais elementos de impacto negativo; favorecendo a tomada de decisão pela alta administração, que o Gestão Estratégica (GE) está disponibilizando aos clientes a funcionalidade de Gestão de Risco.
“Embora muitas empresas ainda não desenvolvam o conceito de gestão de risco, é perceptível a importância cada vez maior de manter uma cultura administrativa nesse sentido. Com a utilização da funcionalidade, nossos clientes escolhem acompanhar aspectos de ameaça e seus possíveis impactos sobre as metas planejadas estrategicamente”, explana o diretor executivo da Stratec.
Segundo Neidson Andrade Silva, da equipe de desenvolvimento e homologação da empresa, além de permitir esse acompanhamento que favorece a tomada de decisão, a Gestão de Risco ainda agrega outra importante vantagem. A ferramenta permite que os fatores de ameaça sejam transformados em indicadores facilmente visualizados de acordo com a possível interferência que representem para projetos ou metas traçadas no planejamento estratégico. “Isso é possível porque o GE possibilita configurar uma matriz de risco, que permite esse cruzamento de dados e agiliza o trabalho do gestor em reduzir perigos ou replanejar ações impactadas por elementos externos”, complementa Neidson.
“Com o desenvolvimento de funcionalidades como a Gestão de Risco, a Stratec mais uma vez está à frente das necessidades dos clientes e antecipa as demandas atuais de mercado, oferecendo uma solução que estará certamente cada vez mais presente na rotina de gestão corporativa. É mais uma prova de nossa preocupação com inovação e com a oferta de soluções efetivas”, complementa Guilherme Barbassa, diretor executivo da Stratec.