A criação de um método que indique graus de sofisticação e permita desenvolver maturidade em gestão é um dos projetos que vem sendo trabalhado pela Stratec, no esforço de disponibilizar ao mercado instrumentos que promovam excelência em gestão. Como bem observa o diretor executivo da empresa, Guilherme Barbassa, a iniciativa é pioneira. Embora já existam metodologias em quesitos como qualidade, gestão de projetos e pessoas – com escalas indicando graus de maturidade atingidos pelas organizações naqueles processos – a área de gestão carece de um instrumento similar.
Para Guilherme Barbassa, os setores das empresas necessariamente englobados no desenvolvimento dessa excelência são a gestão estratégica, a gestão de pessoas, a gestão do orçamento, além dos gerenciamentos de projetos e processos. “Mas seria um erro pensar cada área isoladamente. O moderno conceito de gestão organizacional em rede exige investimento integrado. Se houver esforço em desenvolver maturidade apenas em algum desses pontos; sem que os outros acompanhem, não há como atingir um retorno otimizado.”, afirma o diretor executivo da Stratec.
Guilherme Barbassa analisa que uma determinada empresa que tenha, por exemplo, alta sofisticação em gestão estratégica, mas não avance no planejamento da gestão orçamentária, vai deixar de colher os melhores resultados da excelência em uma área pelo baixo grau de maturidade em outra. “Vamos também pensar hipoteticamente uma empresa que tenha uma política de gestão de pessoas bem desenvolvida; já com um bom programa de participação de resultados, mas cuja gestão estratégica tem baixa maturidade. Provavelmente, esse PPR estará desalinhado dos objetivos da empresa, fazendo com que as equipes não trabalhem na direção da execução da estratégia”, observa Guilherme Barbassa.
No mesmo sentido, analisando a relação entre as áreas de Gestão de Projetos e Processos, o diretor da Stratec também alerta para a importância do investimento integrado. O executivo menciona que muitas empresas tem alta efetividade no cumprimento de orçamentos e cronogramas de trabalho, mas não conseguem atingir os melhores resultados pelo baixo investimento na gestão de processos.
“Temos clareza de que a excelência em gestão só pode ser atingida com o amadurecimento interligado dessas áreas. E isso passa pela avaliação, pela melhoria dos processos e pelo desenvolvimento de cultura organizacional. Com esse foco e o nosso amplo conhecimento de mercado é que estamos trabalhando o desenvolvimento de uma metodologia de maturidade em gestão que é nova no mercado”, garante o diretor executivo da Stratec.