A escolha de um software de gestão é uma grande decisão para sua empresa. Ele deverá contribuir para otimizar processos, tornar a gestão mais transparente, facilitar a comunicação entre setores, distribuir a informação em tempo real, aumentar a produtividade da sua equipe, reduzir custos, enfim, ser um grande aliado da gestão da empresa.
Como existe um forte apelo mercadológico, muitas empresas acabam optando por softwares importados, que possuem uma grande estratégia de marketing por trás e são vendidos em todo o mundo como se fossem um verdadeiro cantil de água no deserto. Mas você já parou para pensar que eles são desenvolvidos para um pensamento empreendedor completamente diferente do nosso? E que pode ser que eles não sejam os melhores para a sua empresa?
Considerar softwares de gestão nacionais pode ser muito mais vantajoso para o seu negócio, por diversos motivos. Veja:
What you will find on this blog:
ToggleIdioma
Boa parte dos softwares importados não têm suas plataformas traduzidas ou, quando têm, a tradução das funcionalidades nem sempre é exata, o que pode confundir sua equipe na hora de operar o sistema. Uma solução nacional não tem esse problema, afinal, foi desenvolvida aqui mesmo, com pessoas que falam o mesmo idioma definindo como chamar cada ferramenta.
Usabilidade
Se até mesmo o teclado do computador difere de um país para o outro, certamente o encadeamento de ideias para organizar as funcionalidades de um software também será diferente, interferindo na usabilidade do mesmo. Quanto mais difícil for para sua equipe operá-lo, maior será a resistência na implementação, assim como a manutenção das atividades ao longo do tempo.
Variação cambial
Se o software de gestão que você contrata é importado, provavelmente as mensalidades sejam em outra moeda, como o dólar. Como você sabe, estamos em tempos difíceis, onde é impossível prever a variação cambial. Isso pode impactar consideravelmente no seu orçamento, criando problemas financeiros para sua empresa, pois num mês você paga um valor e no seguinte paga duas vezes mais. Em contrapartida, com um software de gestão nacional, você sabe exatamente quanto paga por mês, quando o contrato sofrerá acréscimo e de quanto será esse aumento.
Suporte
Tecnologia é assim, traz muitos benefícios, mas, quando resolve dar problemas, o melhor é chamar um especialista. E se o especialista estiver a milhas de distância, em outro continente, falando outro idioma e trabalhando em um horário diverso do seu? O que fazer? Esperar pelo suporte enquanto sua empresa perde produtividade e lucro? Nada disso ocorre com um software nacional, já que o suporte é realizado no mesmo idioma, o técnico está próximo da sua empresa e a agilidade no atendimento pode ser bem maior.
Melhor custo X benefício
Além de pagar um preço mais competitivo por uma solução nacional, você tem vantagens que não são observadas em sistemas importados, como a questão da usabilidade, da compatibilidade com nosso modelo econômico e social e do próprio entendimento dos seus colaboradores em relação ao uso da ferramenta, o que aumenta o comprometimento das pessoas em tornar o software um verdadeiro aliado em todo o processo de gestão da empresa. Ademais, a proximidade com o fornecedor dá maior segurança para que você possa tirar todas as dúvidas em relação ao software antes mesmo de adquiri-lo, por meio de uma versão de teste.
Na hora de escolher seu software de gestão, leve em consideração estas questões. Elas ajudarão a selecionar a ferramenta que seja mais adequada à sua empresa sem pesar no seu bolso e ainda garantindo total usabilidade dos seus colaboradores.
Agora é sua vez de comentar: o que você prefere, software de gestão nacional ou importado? Por quê?