Entenda a importância de se fazer uma análise preliminar de riscos corporativos integrada à gestão estratégica do seu negócio
Cada vez mais as empresas estão sensíveis e conscientes de que não basta traçar uma boa estratégia e acompanhar a sua execução. E necessário também monitorar os riscos inerentes a essa estratégia, para saber quando é que ela deve ser revista ou quando tomar decisões e sugerir ações para minimizar as ameaças.
Segundo Guilherme Barbassa, diretor da Stratec, toda estratégia é uma escolha. E traz riscos inerentes à ela. “Uma vez que você escolhe a sua estratégia, o ideal é não perder de vista os riscos que ela traz e acompanhá-los para detectar quando será necessário traçar ações de proteção e mitigação do risco”, alerta.
No mercado, já existem metodologias bem sedimentadas para fazer a análise de riscos e o acompanhamento desses eventos externos que podem impactar negativamente na organização. Para definir os riscos, é preciso avaliar a probabilidade de determinado evento ocorrer com consequência negativa versus a severidade da consequência caso ela ocorra.
O software Gestão de Riscos da Stratec permite que os gestores façam a risk management identificados na etapa de planejamento ou na formulação das estratégias e, em caso de algum desvio, o sistema dispara automaticamente alertas de ações para mitigação do risco. “Depois de identificada as ameaças, você pode registrar indicadores de monitoramento dos riscos no software, programando-o para que ele dispare avisos da necessidade de ações para os gestores ou coordenadores”, explica Barbassa. Os usuários do software podem ainda criar mapas e dashboards de risco para auxiliar na comunicação com o conselho de administração e diretoria.
Na verdade, o risk management deve ser encarado pela empresa como parte integrante da estratégia da empresa e deve ser trabalhada interdisciplinarmente. Assim, cria-se com segurança indicadores sólidos e confiáveis para a tomada de decisão, permitindo a utilização responsável dos recursos, a minimização das perdas e o atingimento de resultados concretos. Além disso, o risk management não deve ser encarado como essencial apenas para alguns segmentos complexos como hospitais e indústrias, mas para todo e qualquer segmento, sendo imprescindível para o sucesso de qualquer negócio.