Mudanças são sempre bem-vindas? Nem sempre. Quando se trata de tirar as pessoas rotina, promover mudanças pode se tornar um grande desafio para a empresa. Especialmente quando ela está representada pela figura de um consultor externo, um “estranho” que vem para tirar todos da zona de conforto e dizer como as coisas serão feitas dali em diante.
E como o consultor deve se comportar diante da resistência? Afrontar o time da empresa, gerando ainda mais apreensão e insegurança, ou lidar com a situação com calma e tranquilidade, mostrando que mudar pode ser bem melhor do que continuar parado onde está?
Nesse artigo vamos mostrar que lidar com essas situações pode ser bem menos penoso do que você imagina, basta fazer as escolhas certas. Vamos lá?
What you will find on this blog:
ToggleFortaleça a comunicação
Antes mesmo de começar os trabalhos, verifique junto à empresa para a qual você está prestando consultoria como funciona a comunicação interna e como você pode utilizá-la para começar um relacionamento com o time. Quais canais de comunicação você pode utilizar? É possível recomendar artigos, entrevistas e outros conteúdos para começar a plantar a ideia na empresa?
Mostre os benefícios da mudança
A resistência à mudança é uma reação natural, mas você pode reduzir o nível de segurança do time explicando os benefícios que podem vir em decorrência dela. Reúna as pessoas e explique-lhes qual é o objetivo da empresa, qual é o seu papel como consultor e o que essas mudanças trarão de melhorias, como redução do retrabalho, maior produtividade, mais eficiência na produção, melhoria no atendimento ao cliente, renovação da tecnologia utilizada pela empresa, etc.
Tranquilize os ânimos
Um dos fatores que mais impacta no momento da mudança é o medo de demissões, rearranjos organizacionais, mudança de chefias ou qualquer outra consequência que impacte nos relacionamentos. No momento de explicar os benefícios da mudança, aproveite para tranquilizar os ânimos. Diga que o foco da consultoria é melhorar o dia a dia de trabalho de todos e que, se houver necessidade de qualquer tipo de corte de pessoal, é a diretoria da empresa quem fará o comunicado. Afinal, consultoria é um serviço de orientação organizacional.
Envolva as pessoas no processo
O sentimento de pertencimento é fundamental para que as pessoas apoiem as mudanças e deixem de resistir a elas. Sendo assim, envolva-as em todo o processo, pergunte, ouça, questione, observe e convide os funcionários para se envolverem e comprometerem com essa nova visão. Faça com que cada pessoa saiba seu papel nessa nova organização e acredite que ela é fundamental para que a mudança seja um sucesso.
Treine
Não precisa ser você a ministrá-los, mas ao menos indique os treinamentos necessários para que o time esteja pronto para a mudança. Se a empresa vai passar para uma gestão por projetos, os funcionários devem saber como se comportar; se ela vai realizar uma mudança de processos, os funcionários também precisam saber como isso funciona. Pessoas capacitadas têm mais facilidade para absorver novos hábitos, o que pode tornar a mudança bem mais fácil.
Ajude na adaptação
Mudanças não acontecem da noite para o dia e volta e meia você vai ver uma resistência aqui e outra ali. Pode ser por teimosia, falta de conhecimento ou insegurança sobre os novos processos. O que fazer nessa situação? Ajude na adaptação, converse com as pessoas, pergunte sobre suas dificuldades e esteja disposto a ensinar novamente. Quando todos se sentirem realmente prontos, a mudança já estará concretizada.
Como você lida com a resistência à mudança? Tem outras dicas que possam complementar nosso post? Deixe seu comentário!