Sabemos que o capital humano é um dos principais responsáveis pelo sucesso de qualquer empreendimento, por isso é fundamental fazer aesa.
O que você vai encontrar neste blog:
TogglePor que a gestão dos recursos humanos é importante?
Planejar e fazer uma gestão acertada dos recursos humanos é o que garante que sejam determinadas e reconhecidas as reais habilidades necessárias para o sucesso do projeto. A intenção é formar uma equipe de excelência, capaz de cumprir as atividades propostas e atingir os resultados previstos.
Além do planejamento, durante o desenvolvimento dos processos, a gestão de RH serve para dar ao gerente mais controle e informações que o permitem identificar e solucionar problemas, dar feedbacks e implantar mudanças que visem otimizar o projeto.
A observação e análise do desempenho de cada participante também favorece uma correta valorização dos colaboradores e, consequentemente, sua motivação.
Como planejar a equipe de projetos?
Como não poderia deixar de ser, o primeiro passo é o planejamento, etapa em que são definidas as atividades a serem executadas no projeto, para obter as informações sobre a necessidade de recursos humanos e analisar quem são as pessoas disponíveis na empresa.
Planejar essa gestão envolve identificar e documentar cada uma das funções, competências, responsabilidades e relações hierárquicas dentro da equipe.
Depois disso, pode-se dar início ao plano de gerenciamento, o que significa registrar oficialmente cada etapa do projeto, as tarefas a serem realizadas e a quantidade e tipo de recursos humanos necessários.
Esse é o momento de fazer uso de organogramas, descrições de cargos e rede de relacionamentos.
Veja também: Como implementar a matriz RACI?
Como fazer a distribuição de pessoas em projetos?
Os processos que compõem a gestão de RH servem para organizar a equipe responsável pelo projeto, que é formada pelas pessoas designadas a cumprirem determinadas tarefas para viabilizar a proposta.
Depois de planejar como os recursos humanos serão utilizados, os próximos passos são decisões práticas para o gerenciamento da equipe. Esses processos podem ser resumidos da seguinte forma:
Mobilização
Nessa etapa, a gestão mobiliza as pessoas que integrarão o projeto, ou seja, é o momento de obter os recursos humanos necessários. O mais recomendado é que os integrantes da equipe participem desde o início, mas a qu empresa não possua pessoas qualificadas para as funções, é preciso contratar essa mão de obra externamente.
Development
Com o intuito de aprimorar o desempenho do projeto, a equipe vai sendo desenvolvida e tendo suas competências melhoradas. A interação entre os membros também vai sendo aperfeiçoada.
Nesta fase, deve-se almejar aumentar a capacidade dos membros para elevar a qualidade das entregas e, até mesmo, economizar financeiramente, por diminuir os cronogramas.
É interessante buscar a criação de uma cultura do grupo, de modo que seja incentivado o espírito de colaboração e a produtividade individual aumente cada vez mais. Para isso, vale investir em treinamentos e mentorias entre os próprios integrantes, de maneira que compartilhem experiências e conhecimentos.
Gerenciamento
Gerenciar a equipe é acompanhar seu desenvolvimento, o cumprimento das metas e prazos, resolver problemas, oferecer feedbacks e coordenar mudanças que se fizerem necessárias. Essa etapa requer do gerente de projeto foco na comunicação e competência para liderança, negociação e gerenciamento de conflitos.
Na gestão da equipe, o responsável deve influenciar os demais membros e estabelecer um comportamento profissional ético para todos. Seguindo esses passos, é possível criar uma equipe qualificada e apta a alcançar os resultados previstos em cada atividade e função designada.
Agora que você já sabe a importância de executar um bom gerenciamento dos recursos humanos em sua gestão de projetos, leia também sobre os KPIs que você não pode perder de vista ao gerenciar seus projetos!