Sem tempo para ler esse artigo? Que tal OUVI-LO?
A gestão de projetos já está presente em boa parte das empresas, sendo que 97% delas acredita que o gerenciamento de projetos é essencial para o sucesso organizacional.
Essa crença é fruto dos esforços de diversas instituições que fomentam as melhores práticas de gestão de projetos no mundo, como é o caso do PMI – Project Management Institute.
Ciente da importância de disseminar conhecimentos de gestão que auxiliem as organizações a obterem melhores resultados em projetos, o PMI elaborou o Guia PMBOK (Project Management Body Knowledge).
Com a leitura deste post, você fica sabendo exatamente do que se trata esse guia e por que ele é tão falado na gestão de projetos. Fique atento!
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleO que é o Guia PMBOK?
O Guia PMBOK, ou Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, é um compilado de melhores práticas em gestão de projetos, elaborado pelo PMI, uma das instituições de maior renome internacional em gestão de projetos.
Ao longo das quase 600 páginas deste referencial teórico e prático, o profissional entra em contato com as 10 áreas do gerenciamento de projetos, aprendendo a planejar, executar e controlar todas as faces de um projeto desenvolvido em modo cascata, ou seja, em fases sequenciais.
Considerado a “bíblia da gestão de projetos”, o PMBOK traz conhecimentos adquiridos por profissionais de todo o mundo, reunidos e compilados de forma didática para que qualquer pessoa consiga desenvolver projetos de baixa à alta complexidade.
Partindo dos conceitos utilizados no segmento, o Guia PMBOK descreve o ciclo de vida de um projeto de forma completa, considerando os processos, atividades e documentos relacionados.
Ele traz normas, técnicas, métodos e processos consolidados com anos de experiência, fornecendo subsídios para uma gestão estratégica e eficaz.
As áreas com as quais o profissional de projetos aprende a lidar são:
- Gerenciamento de escopo;
- Gerenciamento de tempo;
- Gerenciamento de custos;
- Gerenciamento de qualidade;
- Gerenciamento de aquisições;
- Gerenciamento de recursos humanos;
- Gerenciamento de comunicação;
- Gerenciamento de riscos;
- Gerenciamento de partes interessadas (stakeholders);
- Gerenciamento de integração.
Qual a importância do PMBOK na gestão de projetos?
A partir dos conhecimentos adquiridos com o PMBOK, o gestor de projetos tem a possibilidade de padronizar os processos, estabelecer diretrizes claras de gestão e socializar a informação de maneira adequada, garantindo maior confiabilidade e qualidade na gestão de projetos.
Leia tambem: Os indicadores de performance que você não pode perder de vista na gestão de projetos
No início da implementação de um PMO (Project Management Office), por exemplo, são elaborados os documentos de registro e controle, os quais podem ser utilizados em qualquer iniciativa da empresa. Também são definidas normas e procedimentos para que o trabalho da equipe de projetos seja executado de forma alinhada à estratégia da organização.
A distribuição de responsabilidades torna-se mais transparente e cada profissional envolvido conhece quais são os inputs de suas atividades, bem como os outputs. O controle de cronograma, bem como o acompanhamento da EAP (Estrutura Analítica do Projeto) dão a dimensão necessária para que cada colaborador saiba exatamente o que e quando deve ser feito.
O registro detalhado de todas as atividades e decisões de cada projeto é utilizado para a elaboração do Manual de Lições Aprendidas, ou seja, um compilado das experiências positivas e negativas vivenciadas pela equipe em cada projeto desenvolvido.
Veja ainda: Comunicação efetiva e gestão de projetos, como combinar as duas coisas?
Esse documento passa a fazer parte do conhecimento corporativo, um histórico a ser consultado sempre que necessário. Com ele, é possível conservar o aprendizado da empresa na execução de projetos e treinar novos colaboradores que venham a somar na equipe.
Além do PMBOK, existem outros modelos de gerenciamento de projetos e outros conjuntos de melhores práticas que podem ser implementadas na sua empresa. Fique atento às novidades da Stratec, assine nossa newsletter e faça da gestão de projetos sua aliada!