Você está satisfeito com a forma que sua empresa realiza a gestão de recursos financeiros? Às vezes, até quem tem facilidade para lidar com números, estatísticas e projeções sente que é possível otimizar esse processo e obter melhores resultados.
O orçamento matricial é uma metodologia que contribui para um maior controle financeiro e para a utilização mais estratégica dos recursos da empresa. A seguir, você vai entender como esse recurso funciona e saber quais são as suas vantagens. Acompanhe!
What you will find on this blog:
ToggleO que é orçamento matricial
O termo “matricial” que define esse tipo de orçamento tem origem na palavra matriz que, por definição, é uma tabela que possibilita o cruzamento de dados dispostos em dois eixos (linha e coluna).
Um desses eixos ― normalmente a linha ― apresenta os “pacotes” relativos aos gastos aos quais o orçamento da empresa se destina. Por exemplo: transporte, salários, treinamentos e viagens.
No outro eixo ― no caso, a coluna ― ficam dispostas as “entidades” ou os setores da empresa, como departamento de marketing, departamento comercial e diretoria.
Assim, o orçamento matricial direciona essa divisão dos recursos da empresa com base na projeção de gastos com cada tipo de despesa (como salários, viagens ou treinamentos).
Ao invés de contar com o responsável de cada setor para administrar os recursos destinados à sua equipe, o orçamento matricial pressupõe que haja um responsável por cada despesa relativa às atividades da empresa, que é chamado de gestor de pacote.
As vantagens desse recurso para empresas
O orçamento matricial permite que cada gestor de pacote tenha uma visão mais ampla e estratégica de como o dinheiro da empresa é utilizado e, portanto, de como cada gasto pode ser mais bem administrado para favorecer as finanças dessa empresa.
Isso impede que diferentes setores ou departamentos tenham gastos muito distintos com atividades semelhantes, gerando desequilíbrio. Em outras palavras, diminui as chances de um gestor inflacionar custos ou tomarem outras medidas inapropriadas para evitar futuras variações no orçamento.
A gestão de recursos com base no orçamento matricial contribui, ainda, para reduzir custos, para um melhor alinhamento entre gestão financeira e projeção orçamentária e, também, para dar mais transparência às finanças da empresa.
Tudo isso favorece a atuação do departamento de controladoria, que passa a ter condições de desenvolver seu papel de forma mais estratégica, tornando-se peça mais valiosa para o processo de tomada de decisões e para o sucesso do negócio.
Como usar o orçamento matricial
Para começar a utilizar esse recurso, a empresa precisa identificar quais são os seus pacotes, quais são os seus departamentos e quais colaboradores serão responsáveis pela gestão dos recursos financeiros.
Essa mudança não deve anular o papel do gestor de cada departamento da empresa na realização da projeção de gastos. Sua expertise segue importante para que, então, o gestor de pacotes embase sua decisão para determinar a parcela do orçamento a ser destinada a determinado gasto.
Para que o orçamento matricial seja bem aplicado, é preciso que os gestores de pacote tenham autonomia para orientar gastos e fazer as cobranças necessárias para que a empresa consiga corresponder às suas metas.
E, para o sucesso dessa gestão, vale contar com apoio de tecnologias específicas, como um software de Matriz Orçamentária. Assim a empresa tem melhores condições de administrar e utilizar seus recursos de forma mais inteligente e proveitosa.
Você acha que o orçamento matricial é uma metodologia interessante para a sua empresa? Conheça o software da Stratec.