A gestão empresarial tem sido pressionada por uma atuação mais flexível e condizente com o mercado, adotando as tecnologias disponíveis para gerar diferencial competitivo, elevar a rentabilidade e criar novas e melhores oportunidades de negócios. Uma das formas encontradas para dinamizar a gestão foi a computação na nuvem, ou cloud computing, que traz uma série de benefícios para quem investe nela.
Contudo, nem todas as empresas acreditam que o cloud computing seja a solução para uma gestão adequada das informações da empresa, sendo que apenas 17,8% delas usam essa solução de maneira ampla, segundo estudo da empresa Tech Supply. Essa subutilização deste recurso se deve principalmente pelo desconhecimento dos empresários sobre os benefícios que a gestão na nuvem pode trazer, por isso, neste post listamos para você 10 motivos para manter suas informações gerenciais na nuvem. Pronto para rever seus conceitos?
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleSegurança
A segurança é uma das grandes preocupações quando falamos em computação na nuvem. É fato que a internet abre brechas para muitos tipos de invasão em sistemas, dados e arquivos, mas é verdade também que as empresas que ofertam serviços baseados na nuvem usam tecnologia de ponta para garantir a segurança dos seus clientes, investindo em criptografia de dados, certificados e selos de segurança.
Disponibilidade dos serviços
Outra questão que coloca em xeque a credibilidade de um sistema baseado na nuvem é a disponibilidade dos serviços, afinal, queda de servidores acontecem a todo momento. Mas não se preocupe, pois a “nuvem” é composta por um parque computacional, que abriga diversos servidores, com dados espelhados em mais de um, em diferentes localidades, para garantir que você tenha o acesso às suas informações gerenciais a qualquer momento. Quando um servidor cai, o seu sinal é redirecionado para outro servidor, garantindo a continuidade do seu trabalho.
Mobilidade
O uso dos dispositivos mobile trouxe uma facilidade a mais para quem utiliza serviços de hospedagem na nuvem. Você pode munir sua equipe de vendas com smartphones ou tablets e mandá-la para qualquer lugar do mundo que ainda assim seus vendedores terão acesso às informações da sua empresa, podendo consultar, atualizar e gerar novos dados sobre os seus clientes, atualizando em tempo real a inteligência do seu negócio. Além disso, não é preciso a instalação de um sistema em cada computador da empresa. Com a computaçãoo em nuvem, os usuários acessam os sistemas de qualquer browser com acesso à internet.
Escalabilidade
Investir em infraestrutura de TI não é barato, ainda mais quando você tem um volume pequeno de transações e planeja aumentar esse fluxo com o tempo. Mas com soluções baseadas na nuvem, você pode escalar as soluções de acordo com a sua demanda, ampliando a capacidade de armazenamento e processamento de dados com o tempo, ou seja, não precisa mudar de tecnologia no meio do caminho, basta fazer um upgrade.
Otimização de recursos
Ter uma solução de gestão in house eleva os custos de implementação e manutenção da sua infraestrutura de TI, sem falar no tempo despendido para manter tudo funcionando perfeitamente. Já com sistemas hospedados na nuvem, você elimina espaço físico de servidores internos, reduz a equipe de TI, diminui o investimento em tecnologia e ainda mantém os mesmos níveis de qualidade da sua operação, ou seja, maior efetividade para os seus negócios.
Atualização da tecnologia
Como sabemos, a tecnologia de hoje não é a mesma de amanhã, a obsolescência chega muito rápido, exigindo novos investimentos da sua parte. Mas, se você tem soluções gerenciais na nuvem, a atualização dessa tecnologia fica por conta do fornecedor de serviços, tirando essa responsabilidade da sua gestão e facilitando o acesso a ferramentas e soluções de última geração.
Colaboração na nuvem
Equipes remotas são cada vez mais comuns nas empresas, seja pela amplitude de atuação do negócio ou ainda pela necessidade de profissionais qualificados. Isso significa que manter informações gerenciais em um servidor local nem sempre é vantajoso, o que coloca a computação na nuvem como a melhor opção para que você mantenha sua equipe trabalhando colaborativamente, independente da distância que a separa.
Maior produtividade
Aumentar a produtividade é uma das buscas constantes das empresas que desejam se sobressair no mercado. Entretanto, controles poucos eficazes e retrabalho são comuns, dificultando essa agilidade tão necessária. Ao adotar sistemas de gestão na nuvem, você cria os mecanismos certos para fazer com que as informações fluam pela sua empresa e cheguem com mais rapidez ao seu destino, munindo as pessoas do conhecimento certo para agirem proativamente, elevando resultados.
Flexibilidade de atuação
Informações gerenciais não podem ser acessadas por qualquer pessoa, por isso níveis de segurança são essenciais para que você mantenha em sigilo sobre a inteligência do seu negócio. Com o cloud computing você pode determinar os níveis de acesso, garantindo a flexibilidade necessária para que você mantenha sua equipe trabalhando na mesma plataforma, cada um com suas responsabilidades e deveres.
Integração de soluções
A gestão de uma empresa envolve diversos tipos de dados e informações: financeiros, econômicos, de pessoas, contábeis, estratégicos, etc. Mas você não pode manter um controle para cada um desses setores, é preciso mantê-los integrados e conversando entre si, o que é perfeitamente possível com sistemas de gestão empresarial baseados na nuvem, que possuem maior facilidade de adaptação e customização para conexão com outras ferramentas, dispositivos e aplicativos que a sua empresa possa utilizar.
Para você, vale a pena manter ou não suas informações gerenciais na nuvem? Sobrou alguma dúvida de porquê investir nessa solução? Deixe seu comentário!