Os indicadores de performance são ferramentas de gestão que auxiliam a monitorar e controlar o desempenho de projetos. Por meio deles, sua equipe é capaz de saber como está o andamento de cada atividade, se os prazos estão sendo cumpridos e os objetivos alcançados.
A quantidade de indicadores depende da complexidade do projeto e da necessidade de acompanhamento que este tem, portanto, varia de empresa para empresa e também de projeto para projeto.
No post de hoje, você confere quais são os indicadores de performance que você não pode perder de vista ao gerenciar seus projetos. Confira:
What you will find on this blog:
ToggleCusto do projeto ou CPI
Um dos indicadores mais importantes em qualquer iniciativa é o custo. Você prevê seu orçamento no momento de planejar as etapas, recursos e atividades do projeto, e acompanha os gastos realizados para verificar se o previsto está sendo realizado ou se existe alguma dissonância.
O cálculo deste indicador é bastante simples:
Valor planejado = % de tarefas a concluir x orçamento do projeto.
Caso você esteja estimando o orçamento com base nas horas de trabalho da sua equipe, a fórmula sofre uma pequena alteração:
Valor planejado = horas restantes para concluir o projeto x valor da hora/homem
Retorno sobre o investimento (ROI)
O ROI – Retorno sobre o Investimento é um dos indicadores mais utilizados para calcular se um projeto está gerando o lucro esperado ou não. Mas há que atentar-se para o fato de que ele é uma medida do passado, ou seja, só pode ser calculado com base no seu histórico.
Ele também pode variar de um mês para outro, portanto, é uma medida incerta, que deve sempre ser avaliado junto a outros indicadores econômicos, como VPL – Valor Presente Líquido e TIR – Taxa Interna de Retorno.
De qualquer forma, quanto maior for o ROI de um projeto, mais dinheiro ele está trazendo para sua empresa. Só é preciso verificar se esse retorno justifica o investimento ou se o dinheiro poderia ser investido em outro projeto, decisão que pode ser facilmente tomada com a análise de viabilidade do projeto.
Desempenho de prazos ou SPI
Projeto atrasado significa equipe mobilizada por mais tempo, mais recursos utilizados e, claro, cliente insatisfeito. Você pode até perder todo o investimento realizado caso o projeto atrase muito, como ocorreu com várias obras das Olimpíadas. Por não terem sido terminadas a tempo, seu objetivo se perdeu.
Sendo assim, um dos indicadores de performance de projetos que não pode faltar no seu controle é o desempenho de prazos ou SPI (Schedule Performance Index). Para calcular esse indicador, basta verificar o cronograma previsto X realizado, dividindo a quantidade de horas realizadas pelo total de horas previstas.
Quanto mais seu resultado se aproximar de 1, melhor está o seu desempenho em cumprir com o cronograma do projeto.
Desvio de prazo
Ainda em relação ao cumprimento do cronograma planejado, você pode calcular o índice de desvio de prazo, que identifica quanto você e sua equipe estão longe de cumprir com o acordado com o cliente ou internamente.
O cálculo é o seguinte:
Desvio de prazo = (Término Real – Término Planejado)
Duração planejada
Satisfação do cliente
Outro importante indicador na gestão de projetos é a satisfação do cliente quando o resultado do projeto deve gerar algum tipo de benefício a ele. Neste caso, você pode utilizar uma fórmula bastante simples, aplicada por uma grande quantidade de empresas: o NPS.
The Net Promote Score é uma forma de determinar a satisfação dos clientes com apenas uma pergunta:
Numa escala de 0 a 10, quanto você indicaria a nossa empresa – ou equipe – para outras pessoas?
Parece algo superficial, no entanto, demonstra facilmente o quanto o cliente está satisfeito ou não com o trabalho do seu time. As respostas são divididas em três segmentos:
- Avaliações 9 e 10: são os promotores da sua marca, clientes que indicam sua empresa para outras pessoas.
- Avaliações de 6 a 8: são os neutros, isto é, clientes nem satisfeitos, nem insatisfeitos. Eles não costumam recomendar as empresas para outras pessoas.
- Avaliações abaixo de 5: são os clientes detratores, ou seja, aqueles que estão insatisfeitos, não recomendam sua empresa a ninguém, pelo contrário, podem falar mal de você.
Perguntando-se como gerenciar tantos indicadores, fórmulas e cálculos? Uma boa ferramenta de gestão é sempre recomendada, especialmente porque a maior atribuição do gerente de projetos é liderar a equipe, não se ocupar com isso, concorda? O Software Gestão Estratégica calcula automaticamente os indicadores SPI, CPI, PV, CV, SV, EV, AC, BAC, EAC, ETC e VAC.
Gostou do artigo? Assine nossa newsletter e fique por dentro de outros temas de interesse do gerente de projetos!