Manter a competitividade em alta é um treino contínuo, onde lideranças e funcionários estão constantemente em busca de aprimoramento, isto é, da construção de uma cultura de alta performance. Cultura esta que envolve um tripé fundamental para o sucesso da organização: estratégia, liderança e compromisso.
De acordo com a pesquisa Cultura de Alta Performance da KPMG, 89% dos executivos estão dispostos a investir em transformações organizacionais para atingir esse patamar de excelência. Entretanto, 59% das lideranças não reconhece a importância da cultura organizacional para atingir resultados no ambiente de negócios.
Sanar essa lacuna entre necessidade e entendimento da importância de uma cultura organizacional voltada a resultados só é possível se todos estiverem dispostos a mudar e construir juntos uma cultura de alta performance. Mas como implementá-la na sua empresa?
What you will find on this blog:
ToggleTenha objetivos claros
A mudança de paradigmas no ambiente empresarial requer uma postura bastante assertiva da alta gestão, com um entendimento muito claro de que será preciso transformar políticas, processos e estruturas organizacionais em prol de uma cultura de alta performance.
Para cada mudança, será preciso um objetivo, como aumento da produtividade, redução de custos, reeducação dos funcionários na execução de processos, desenvolvimento de melhores práticas, entre outros.
Empodere as lideranças
O desenvolvimento de lideranças representativas e atuantes na empresa é um dos tripés que sustentam a cultura de alta performance, portanto, é imprescindível que você treine e delegue responsabilidades aos gestores de modo que eles mesmos possam conduzir as mudanças necessárias para melhorar o desempenho de suas equipes.
Uma das atribuições das lideranças é promover um ambiente sinérgico e favorável ao bom desempenho dos funcionários, o que requer o desenvolvimento de uma relação de confiança entre líderes e liderados. Essa relação só será fortalecida se todos perceberem o valor dessa relação e como ela pode ser benéfica para todos.
Fortaleça a comunicação
A comunicação é a “cola” que mantém a cultura organizacional forte, única, inquebrável. Sendo assim, para desenvolver uma cultura de alta performance na sua empresa, é preciso tê-la como uma das estratégias principais de relacionamento e disseminação dos valores organizacionais.
Mais do que ter boletins internos e jornais murais, tenha momentos de contato pessoal, onde as pessoas possam expressar suas dúvidas e sentimentos e ter suas ideias consideradas pelos demais. Crie uma cultura de feedback constante, onde todos se sintam à vontade para dialogar com suas lideranças e construir um ambiente mais igualitário.
Qualifique sua equipe
Para que as pessoas estejam realmente envolvidas e comprometidas com a implementação de uma cultura de alta performance, elas precisam entender a importância dessa mudança de cultura e como realizá-la.
Para tanto, você deve promover treinamentos e capacitações que despertem esse senso de melhoria nas pessoas, que as levem a pensar sempre em como a empresa pode melhorar e ganhar competitividade.
Obviamente, não é um aprendizado que se aplica do dia para a noite, mas ao longo do tempo, você educará de forma consistente sua equipe para que ela se torne uma verdadeira equipe de alta performance.
Defina metas
Quando desafios são lançados à equipe e ela está pronta para enfrentá-los, as metas servem como mola propulsora para que o desempenho aumente. Mas lembre-se que as metas devem ser alcançáveis, realistas e distribuídas para todos que compõem a organização.
Performing efficient desdobramento de metas entre os níveis hierárquicos é uma forma inteligente de envolver todos e gerar comprometimento, outro dos pilares da cultura de alta performance. Verificar que os gerentes e diretores também são cobrados por resultados, aumenta a fidelização dos funcionários e torna-os aliados da organização na busca por um melhor desempenho de mercado.
Veja também: Como fazer o desdobramento de metas?
Monitore a performance
Se a empresa tem objetivos claros com relação à implementação de uma cultura de alta performance e define as metas de forma que todos sejam responsáveis por uma parte do sucesso, é natural que o acompanhamento desses objetivos e metas seja feito por meio de indicadores estratégicos de performance. Esses indicadores trazem, de forma numérica, a evolução da empresa rumo a uma performance de excelência, demonstrando as conquistas individuais e coletivas.
Se você ainda não possui um planejamento que proporcione essa mudança de paradigmas na sua empresa, não se preocupe. Siga estes passos, fique atento ao nosso blog e implemente a cultura de alta performance gradativamente!