O orçamento empresarial parece mais um dos muitos controles que a empresa precisa fazer para manter o caixa no azul, mas a verdade é quando bem trabalhado, o orçamento se torna uma eficaz ferramenta de gestão, contribuindo não só para que a empresa se mantenha sustentável como também possa planejar o futuro com mais assertividade, fazendo projeções mais realistas de como conseguir atingir seus objetivos de negócios. Por essa razão, a gestão orçamentária não pode ser vista apenas como mais uma rotina financeira, mas como uma estratégia de gestão focada em resultados, onde o orçamento é a peça-chave para uma tomada de decisão mais precisa em relação a novos investimentos e despesas.
What you will find on this blog:
ToggleGestão orçamentária é mais do que previsto X realizado
Muitas empresas ainda utilizam a gestão orçamentária como um controle de despesas, comparando apenas os gastos previstos com os realizados, visando manter o equilíbrio financeiro dos negócios. Contudo, a gestão orçamentária é mais do que isso, pois permite que a empresa olhe para o futuro e se prepare para fazer novos investimentos, aumentando a rentabilidade dos negócios de maneira planejada. Esse planejamento é possível na medida em que a empresa estabelece objetivos de curto, médio e longo prazo e estabelece seu orçamento para cada período, podendo reduzir gastos e investir o dinheiro acumulado em inovações e outras necessidades de mercado.
Com a gestão orçamentária é possível definir o ROI da empresa
Um dos indicadores de performance financeira da empresa é o ROI (retorno sobre o investimento), que revela quanto a empresa está lucrando com suas atividades. O ROI pode ser calculado por investimento ou ainda de maneira global, mostrando a eficiência operacional do negócio. Com a gestão orçamentária em dia, você tem os valores certos de investimento e despesas, com seus respectivos desvios, podendo fazer esse cálculo com precisão.
Com a gestão orçamentária compartilhada, você gera mais comprometimento na empresa
Gestão orçamentária compartilhada é uma forma de fazer com que os funcionários compreendam como suas atitudes dentro da empresa podem fazer a diferença. Cada setor monta sua proposta de orçamento e a negocia com a diretoria, explicando os motivos de precisar de determinado valor. Uma vez aprovado, cada setor é responsável pelo seu próprio orçamento, prestando contas regularmente ao financeiro. Como forma de motivar o envolvimento das equipes, muitas empresas pagam uma porcentagem do que for economizado a cada setor, estimulando as pessoas a buscarem maneiras mais conscientes de desenvolver suas atividades.
A gestão orçamentária ajuda a tomar decisões mais acertadas
É fato que quando você tem todo o financeiro da sua empresa em ordem, fica muito mais fácil tomar decisões de investimento. Ainda mais quando você tem essa organização planejada para os próximos meses e até anos. Se você sabe que precisará investir em um novo maquinário, pode se planejar para o momento do investimento; se pretende expandir os negócios, pode prever o melhor momento para ter dinheiro suficiente para fazer o investimento; se está numa crise econômica como a atual, pode se planejar para reduzir os gastos supérfluos e sair dela sem muitos arranhões.