Trabalhar com indicadores de desempenho não é uma prática nova, mas muitas empresas ainda não sabem exatamente como implementar a gestão de KPIs no dia a dia da organização.
A sigla KPI vem do termo Key Perfomance Indicator e diz respeito aos dados que são relevantes para medir o desempenho de um processo e dos envolvidos nele.
Os indicadores servem para que os responsáveis consigam mensurar o que está funcionando bem ou não em todos os processos dentro da empresa e possam conhecer os problemas e estabelecer soluções para otimizar o trabalho.
Estabelecer um sistema de gestão de KPIs também permite rastrear o cumprimento das metas dos colaboradores, e os ajuda na priorização de tarefas e na compreensão de suas responsabilidades dentro da organização.
Leia também: “Como criar uma cultura de acompanhamento de KPIs?”
Se você reconhece as vantagens de implementar essa gestão em sua empresa, mas não sabe como fazer, acompanhe a seguir alguns passos para isso.
O que você vai encontrar neste blog:
ToggleAlinhe os indicadores com o planejamento estratégico
É fundamental que toda empresa possua um planejamento estratégico orientando suas ações para atingir determinados objetivos. É por meio dele que os colaboradores compreendem seus papéis e é definido como os processos agregarão valor aos produtos e/ou serviços ofertados pela organização.
In gestão de KPIs, é necessário entender completamente os objetivos estratégicos para que sejam traduzidos em metas alinhadas a eles.
Defina metas realistas
As metas embasadas no planejamento estratégico precisam ser relevantes para o negócio, mensuráveis e realistas, de modo que seja possível estabelecer um tempo para que sejam atingidas e, a partir daí, escolher os KPIs que serão monitorados.
Escolha os KPIs
Depois de ter metas estabelecidas, é preciso saber como medir se a empresa está caminhando para o sucesso ou não. Os indicadores de desempenho têm por função medir a performance do processo a que cada meta se refere.
A principal dica para orientar a escolha dos indicadores é que eles não podem ser difíceis de mensurar. Vale lembrar que eles devem focar nas tarefas que agregam mais valor à cadeia produtiva.
Não é recomendado definir um número exagerado de KPIs, no máximo cinco para cada processo. Também é importante indicar quem é o responsável pelo desempenho dos KPIs, seja uma pessoa ou um departamento.
Veja também: “Os indicadores de sucesso que você não pode perder de vista ao gerenciar projetos”
Monitore os processos
O passo seguinte é acompanhar a performance dos processos para verificar se o desempenho está dentro do esperado. Os KPIs precisam ser medidos e monitorados constantemente, de modo que eventuais desvios sejam percebidos e medidas sejam tomadas.
Corrija as falhas na sua gestão de KPIs
Um KPI abaixo da meta é sinal de que uma intervenção precisa ser feita para que a performance retorne ao nível desejado. Para isso, é preciso avaliar as causas para que a correção seja feita na raiz do problema.
Busque melhorar continuamente
Um dos principais propósitos da gestão de KPIs deve ser a melhoria contínua nos processos, mesmo que a meta de desempenho esteja sendo atingida.
Investigar a ocorrência de atrasos, gargalos e desperdícios é uma forma de otimizar os processos e alcançar níveis de performance cada vez mais altos.
É importante lembrar que os KPIs precisam ser autênticos, com base em dados confiáveis, a ponto de direcionar a empresa para as melhores tomadas de decisão. A ideia é que a empresa não se mantenha estática, mas dê passos à frente com a implementação da gestão.
Dependendo do tipo de organização, os KPIs precisam estar alinhados com normas, como ISO 9001 e PBQP-H, por exemplo. Isso quer dizer que a tarefa não será tão simples quanto parece.
De fato, implementar a cultura de monitorar os KPIs manualmente requer bastante trabalho, que envolve criação de fórmulas e gráficos, um processo de coleta de dados, além de colocar em risco a confiabilidade dos mesmos. Contudo, atualmente existem softwares específicos no mercado que facilitam esta implementação.
Caso tenha interesse em conhecer melhor os sistemas da Stratec, entre em contato conosco. Será um prazer apresentar nossos softwares e oferecer à sua empresa uma demonstração gratuita!